Comércio Internacional e o Balanço de pagamentos

Páginas: 5 (1057 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2013
O COMÉRCIO INTERNACIONAL E O BALANÇO DE PAGAMENTOS
O comércio internacional consiste no intercâmbio de bens, serviços e capitais entre os diferentes países. A justificativa para esses intercâmbios internacionais baseia-se fundamentalmente no fato de que todas as nações possuem recursos e capacidades tecnológicas muito diferentes. Essas diferenças podem ser resumidas em alguns pontos: Condiçõesclimatológicas; riqueza minera; tecnologia e outros.
O comércio internacional facilita a especialização, ao permitir que cada país possa colocar no resto do mundo os excedentes dos produtos em que se especializou.
Apesar das vantagens do livre comércio entre países, existe uma série de fatos que aconselham, em certos casos, certo grau de intervencionismo, para limitar a entrada de determinadosprodutos no país. Na literatura econômica, esse tipo de disposição é denominado medidas protecionistas. Alguns dos argumentos empregados são os seguintes:
Proteger uma indústria considerada estratégica para a segurança nacional;
Procurar combater os déficits que se apresentam entre as exportações e as importações.
Baseando-se nos argumentos assinalados, existem diversos tipos de intervençõesque podem se resumidos nos seguintes pontos:
Impostos de importações ou tarifas aduaneiras: é um pagamento que as autoridades econômicas exigem para a importação de produtos de outros países, com o objetivo de elevar o seu preço de venda no mercado interno e assim proteger os produtos nacionais para que não sofram a concorrência de bens mais baratos.
Contingenciamento ou quotas à importação: semprejuízo na medida anterior, às vezes, os governos impõem contingenciamento ou restrições para determinado bens estrangeiros, isto é, limita a quantidade que se pode importar desses bens, qualquer que seja seu preço.
Subsídios à exportação: é uma ajuda ao fabricante nacional de determinados bens para que possa exportá-los a preços menores e mais competitivos.
Além das tarifas e quotas, existemoutras formas sutis de colocar obstáculos ao livre comércio, tais como: o estabelecimento de procedimentos aduaneiros complexos e custosos, recursos a norma administrativas de qualidade e sanitárias muito estritas, que são chamadas barreiras não-tarifárias.
Balança de pagamentos
O balanço de pagamento é um documento contábil que registra sistematicamente as transações de um país com o resto domundo, durante um determinado período de tempo. Ele fornece informações detalhada sobre todas as transações econômicas com o exterior, sejam de bens, serviços ou financeiras.
As transações registradas pelo balanço de pagamento agrupam-se em duas grandes categorias que integram o balanço de transações correntes e o balanço de capital.
As transações contidas no balanço de transações correntesincluem, de um lado, as exportações e importações de mercadorias e serviços e de outro as transferências unilaterais correntes, isto é, com destino ao gasto, sejam elas públicas ou privadas. O balanço transações correntes registra um déficit quando os gastos derivados da compra de bens e serviços e transferências superam as entradas. Quando um país registra um déficit no balanço de transações corrente,ele tem duas opções: pedir empréstimos ao exterior ou vender ativos, isto é, propriedades imobiliárias.
A balança comercial ou de mercadorias é integrada pelo conjunto das importações e exportações de mercadorias. No balanço de mercadorias da economia brasileira, ressalta-se o fato de que sistematicamente o valor das exportações tem superado o das importações a parte de 1981. Essa diferençaentre o valor das exportações e das importações de bens e serviços denomina-se superávit comercial.
O balanço de serviços é integrado pelos serviços das importações e exportações de serviços. No balanço de serviços da economia brasileira, destaca-se o comportamento dos juros que é o resultado de elevado valor da dívida externa brasileira.
O balanço de transferências unilaterais abre lugar para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balanço de Pagamentos
  • Modalidades de Pagamento Utilizadas no Comércio Internacional
  • Modalidades de pagamento utilizadas no comércio internacional.
  • O Balanço Internacional de Pagamentos brasileiro das décadas de 1970,80 e 90
  • Balanço de Pagamentos
  • Balanço de Pagamento
  • Balanço de pagamentos
  • Balanço de Pagamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!