Comércio Informal

Páginas: 6 (1311 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CAMPUS GRAVATAÍ







Curso: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Disciplina: Administração de Vendas, Varejo e Serviços
Prof. Cleber Domingues









FRANCO ROMANO VENTURA






COMÉRCIO INFORMAL




Gravataí
2013



Introdução

O trabalho informal tem se mostrado, cada dia mais, uma saída fácil e lucrativa para as pessoasque estão fora do mercado de trabalho. Para as mulheres, por exemplo, as vendas de produtos de porta em porta são uma excelente oportunidade de gerar lucro e complementar o orçamento familiar. Exemplos de empresas que são em predominância com trabalhadoras do sexo feminino são: Avon, Natura, Mary Kay entre outras, estas citadas são do ramo de cosméticos.
A Economia informal envolve as atividadesque estão à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem empregados registrados, sem contribuir com impostos ao governo, mas existem vários tipos de economia informal, que vão desde vendedores ambulantes, advogados, manicures e professores. Tudo que é produzido pelo setor primário, secundário ou terciário sem conhecimento do governo.
Dos motivos que levam as pessoas aoperarem neste ramo são desde a necessidade física e situacional em que vivem, como também para burlarem realmente a fiscalização e a incidência de impostos. Este comércio é realmente ambíguo no Brasil pois às vezes o fim justifica o meio mas às vezes o meio não justifica os fins.
Em Araucária, a Hermes – maior empresa brasileira de vendas de catálogos de variedades – conta com uma franquiaautorizada com quatro pontos de apoio e aproximadamente 250 revendedoras. 
De acordo com Sandra Lúcia Ramos Lopes, representante da franquia, a Hermes possibilita que as vendedoras possam ganhar seu dinheiro sem precisar cumprir horário e sem fazer muito esforço. “É muito fácil vender os produtos, pois eles têm qualidade e preços muito bons. Basta mostrar para as amigas, vizinhas e o lucro égarantido”, destaca Sandra.


Representação

Além de oferecer comissão de 20% nas vendas dos produtos e prêmios por pontuação, que variam de produtos mais simples até computadores e geladeiras, por exemplo, a Hermes também disponibiliza catálogos dos produtos e todo o assessoramento para as revendedoras. “Faço questão de auxilia-las, manter contato, levo as caixas de produtos na casa dasvendedoras, enfim, estamos sempre dispostos a ajudar no que for preciso”, comenta Sandra.
Para ser uma representante dos produtos da Hermes, basta realizar um cadastro e apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. “A pessoa pode parar de vender a qualquer momento, ou se em algum mês não conseguir enviar pedidos também não há problema algum. O cadastro fica armazenado e a revendedora podevoltar a trabalhar com a Hermes a qualquer momento”, explica.
O comércio popular espera, segundo dados publicados pela Revista Veja em Novembro de 2012, atrair e atingir 27% de crescimento em 2013.


A Empresa

Fundada em 1942 e sediada na cidade do Rio de Janeiro, a Hermes S/A conta com mais de 10 milhões de clientes em todo o Brasil. Possui uma grande estrutura de distribuição eatendimento. São mais de 30 mil itens comercializados diariamente
O comércio informal do município de Volta Redonda está confiante de que o movimento de clientes cresça quando Dezembro de 2012 chegar. Comerciantes que trabalham no Mercado Popular da cidade esperam que o setor aumente em pelo menos 20% o número de vendas, em relação aos demais meses de 2011.
Segundo membros da classe, embora aexpectativa seja de crescimento, existe o temor de que as vendas caiam, se comparadas ao mesmo período do ano passado. Prova disso é o relato da comerciante Rogéria Batista dos Santos Moreira, que trabalha no setor há 18 anos.
- O movimento ainda está devagar, mas a expectativa em torno do Natal é muito grande. Esperamos que as vendas cresçam, porém, tenho a impressão de que agora está mais lento do que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • comercio informal e aquele praticado ilegalmente
  • Comercio formal e informal
  • A influência do turismo para o comércio informal
  • TRABALHO INFORMAL NO COMERCIO DE MURIAÉ MG
  • Pesquisa comercio formal e informal de alimentos
  • Trabalhadores do comércio informal de chapadinha: luta e resistência pela sobrevivência.
  • Conflito entre os vereadores do comércio e os vendedores informais da cidade de maputo
  • COMÉRCIO INFORMAL NA ÁREA CENTRAL DE MANAUS: de ambulantes a camelôs, de camelôs a empreendedores autônomos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!