Comércio exterior

Páginas: 6 (1332 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
FUPAC – FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FACULDADE UNIPAC DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, LETRAS E SAÚDE DE UBERLÂNDIA
Rua Tiradentes, nº. 66 Centro – Uberlândia/MG – Telefax: )34) 3291-2100

CURSO DE BACHARELADO EM ADMISTRAÇÃO

6º. PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO

Trabalho: Comércio Exterior

Folha de respostas:

Realizadores:

UBERLÂNDIA
2011



Respostas:
1) Expliquecomo os subsídios interferem no comercio internacional?

Resposta: Considera-se que existe subsídio quando o produtor ou exportador se beneficia com alguma ajuda financeira ou econômica do Estado, oferecida diretamente ou por meio de uma empresa privada que lhe permita a colocação de seus produtos no mercado externo a um preço inferior. Tal subsídio deve estar dirigido à indústria ou ao setordo qual provêm esses produtos.

02) Como as empresas localizadas na zona franca de Manaus são beneficiadas pela aquisição de produtos oriundos de outros países?

Resposta: Todas as empresas localizadas na zona franca de Manaus que adquirem mercadorias oriundas de outros países destinadas ao seu consumo interno, industrialização em qualquer grau, inclusive beneficiamento, agropecuário, pesca,instalação e operação de indústrias e serviços de qualquer natureza, exportação, bem como a estocagem para reexportação, será isenta dos impostos de importação (II) e sobre produtos industrializados (IPI).

3) Quais os Impostos suspensos na comercialização de produtos entre os demais estados brasileiros, e enviados a Zona Franca de Manaus?

Resposta: A Zona Franca de Manaus é uma área de livrecomércio de importação e exportação e de incentivos fiscais especiais que entre eles foram suspensos o Imposto de Importação(II) e Imposto sobre Produtos Industrializados(IPI). Esses impostos são cerca de 2,5 milhões de reais, um valor que representa aproximadamente 14,5% de toda a renúncia fiscal do País.

4) Explique proteção por meio de tarifas.

Resposta: O Acordo não proíbe a proteção asetores econômicos nacionais. Entretanto, esta proteção deve ser efetuada essencialmente por meio de tarifa (II), tida como uma forma transparente de divulgação do grau de proteção que determinado país dispensa a seus produtos e, também, é considerado como o que provoca o menor grau de distorção ao comércio internacional.

5) Cite, explique e exemplifique 4 tipos de barreiras não tarifariasaplicadas ao comércio internacional?

Resposta: Barreiras não-tarifárias: São as que tratam de restrições quantitativas, licenciamento de importação, procedimentos alfandegários, Medidas Antidumping, Medidas Compensatórias, Subsídios, Medidas de Salvaguarda e medidas sanitárias e fitossanitárias, dentre estas últimas encontram-se as barreiras técnicas, que são mecanismos utilizados com finsprotecionistas, elas são fundamentais, pois, a identificação sistemática e atualizada das barreiras existentes para cada mercado importador, a fim de que medidas possam ser adotadas para impedir que estas causem entraves ao comércio exterior.

Exemplos:
1º Medidas Antidumping: Que buscam anular o dano sofrido por uma indústria, em decorrência de importações realizadas a preços de dumping; (Dumping -Considera-se que há prática de dumping, em comércio internacional, quando uma empresa exporta para outro país um produto a preço inferior àquele vigente em seu mercado interno, com o objetivo de eliminar a concorrência, tanto de produtores locais, como de outros produtores estrangeiros);
2º Medidas Compensatórias: Que visam à neutralização dos efeitos danosos à produção doméstica de importaçõesde produtos subsidiados;
3º Subsídios: Entende-se por subsídio a concessão de um benefício, em função das seguintes hipóteses:
i) haja, no país exportador, qualquer forma de sustentação de renda ou de preços que, direta ou indiretamente, contribua para aumentar exportações ou reduzir importações de qualquer produto; ou
ii) haja contribuição financeira por um governo ou órgão público, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comercio exterior
  • Comércio exterior
  • Comercio exterior
  • Comercio exterior
  • comercio exterior
  • Comércio Exterior
  • Comercio Exterior
  • Comércio exterior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!