Comércio Exterior

Páginas: 3 (552 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014



Comércio Exterior
O comex (Comércio Exterior) é uma junção de exportação e importação, onde o Brasil faz suas compras e vendas, estas podem ser produtos ou até mesmo serviços, e oprofissional que trabalhar nessa área devera estar ligado nas tendências do mercado, realizar negócios, identificar as necessidades da empresa e de seus fornecedores no exterior, e também definir o meio detransporte das transações a serem feitas. De uma forma muito significativa o Brasil mudou o seu comércio exterior, até os anos 60 a exportação de produtos primários era restrita, dentre estes produtosestava o café que era responsável por 70% de toda exportação do país, porém outros produtos vinham ganhando destaque como cacau, algodão, fumo, açúcar, madeiras, carnes, minérios (principalmente ferro emanganês).
Hoje a economia é muito diversificada e esta exportando até mesmo produtos industrializados e processados (carne, suco de laranja, tecidos, combustíveis, bebidas, produtos químicos,veículos e suas peças de reposição ou manutenção e aviões). Na década de 60 esses produtos representavam apenas 5% de toda a exportação do país, porém em 2005 já estavam representando 60%, ai esta uma grandemarca da modernização do setor industrial. O porcentual de exportações é variável, que pode ser de 55% ou 60% por exemplo, no ano em que a venda de aviões é elevada o porcentual também se eleva, ouquando há aumento na produção e exportação agrícola, ocorre um crescimento no porcentual de produtos primários.
O Brasil é considerado um país com muito potencial assim como a Índia, Rússia e china,além disso adota a politica externa fazendo com que seja mantida uma aliança com os países subdesenvolvidos, assim facilitando as negociações, o Brasil assim como a Argentina e Venezuela vem rejeitandoa proposta da ALCA, que continua em discussão, mesmo havendo uma pressão dos EUA. Os maiores parceiros comerciais do Brasil são a União Europeia, os Estados Unidos da América, o Mercosul e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comercio exterior
  • Comércio exterior
  • Comercio exterior
  • Comercio exterior
  • comercio exterior
  • Comércio Exterior
  • Comercio Exterior
  • Comércio exterior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!