Comércio Exterior

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013



COMÉRCIO EXTERIOR

O Comércio Exterior é o intercâmbio de bens e serviços entre países. Seu desenvolvimento tende a depender basicamente do nível das relações de troca, obtidas através dacomparação dos poderes aquisitivos de países que mantenham comércio entre si.
O que leva os países a comercializarem entre si é basicamente a diversidade de possibilidades de produção combinando-secom as vantagens comparativas de se produzir a menor custo determinado produto de melhor qualidade, além do fato de um país não ser auto-suficiente em produtos que necessita, exportando o excedente eimportando o que falta para atender suas necessidades de produção e consumo.
O economista clássico David Ricardo desenvolveu então o Principio das Vantagens Comparativas, onde cada país deve seespecializar em produzir a mercadoria que seja relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor), vindo a ser esta a mercadoria a ser exportada e importando os bens cuja produçãoimplique em um custo relativamente maior (produção menos eficiente).
A diferença de preços em vigor nos diferentes países é que estimula o comércio externo, fazendo com que os produtos circulem nadireção daqueles onde os preços são mais elevados, por sua vez, a diferença de preços se explica pela vantagem comparativa que permite a certos países, por um conjunto de circunstâncias, produzirem acustos mais baixos urna série de produtos exportáveis.
Quando dois países mantêm relações econômicas entre si, entram necessariamente em jogo duas moedas, exigindo que se fixe a relação de trocaentre ambas. A taxa de câmbio é a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países, Pode, também, ser definida como o preço da moeda estrangeira (divisa) em termos da moeda nacional.
Adeterminação da taxa de câmbio pode ocorrer de dois modos: institucionalmente, através de decisão das autoridades econômicas com fixação periódica das taxas (taxas fixas de câmbio), ou através do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comercio exterior
  • Comércio exterior
  • Comercio exterior
  • Comercio exterior
  • comercio exterior
  • Comércio Exterior
  • Comercio Exterior
  • Comércio exterior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!