Comércio Eletrônico

Páginas: 8 (1930 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO

O comércio eletrônico (CE) é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio. Os processos podem ser realizados de forma completa ou parcial, incluindo as transações negócio-a-negócio, negócio-a-consumidor e intra-organizacional,numa infa-estrutura predominantemente pública de fácil e livre acesso e baixo custo.
Cameron (1997) define que CE inclui qualquer negócio transacionado eletronicamente, em que essas transações ocorrem entre dois parceiros de negócio ou entre um negócio e seus clientes.
Atualmente a Internet é vista como uma forma de expressão e um portal de um novo mundo, uma nova forma de relacionamento entreas pessoas e de se fazer negócios. O uso da Internet se amplia enormemente a cada dia devido principalmente às suas características de fácil utilização, seu baixo custo ao disponibilizar os hiperdocumentos na rede, ao grande potencial de comunicação oferecido e a nova forma de comércio.
A mídia nacional e internacional citam de maneira exaustiva o termo comércio eletrônico. Mas o comércioeletrônico não é um fenômeno novo, na verdade há anos o comércio eletrônico é feito, seja quando uma compra é paga com cartão ou cheque eletrônico ou até mesmo através de troca de informações entre empresas através de uma rede de comunicação.
Esse boom no comércio eletrônico se deve principalmente por causa da disseminação da Internet e a maneira como ela vem crescendo. Se comparada a outros meios decomunicação, a Internet levou apenas 5 anos para atingir 5 bilhões de pessoa, enquanto a TV a cabo levou 10 anos para atingir este mesmo público, a TV aberta levou 16 anos e o rádio levou 38 anos. Baseado nestas informações deve-se realmente dar uma atenção especial a Internet e deve-se analisar a nova forma de comércio que surgiu através dela.
Na realidade essa nova forma de comércio utiliza osrecursos tecnológicos da informática e da comunicação disponíveis para realizar operações tradicionais de compra e venda de forma mais rápida, segura e barata do que seria impossível sem a utilização destes recursos. Com a utilização da Internet há uma globalização da economia, ou seja, deve-se considerar que qualquer pessoa no mundo pode se tornar um possível cliente. Dessa forma o perfil docliente, questões de concorrência, marketing e a estrutura organizacional da empresa devem ser reavaliados de forma a se adaptar a esta nova economia. Com isto espera-se que a Internet seja usada como um novo instrumento de negócios, onde cliente e empresa sejam beneficiados.

DEFINIÇÃO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

O Comércio Eletrônico tem sido definido de várias formas, mas sempre se tem com meta àcomercialização de algo através do meio eletrônico. Dessa maneira, comércio eletrônico é uma forma de comércio onde o produto é conhecido, demonstrado e vendido por meios eletrônicos. Utilizando-se para isso as tecnologias existentes de comunicação e informação. Atualmente a Internet tem sido a grande propulsora do comércio eletrônico, pois a localização geográfica é irrelevante neste caso.
IBMdefine e-business como: “um enfoque seguro, flexível e integrado de entrega de valor de negócio diferenciado pela combinação de sistemas e processos, que executam operações do foco principal dos negócios com a simplicidade e o alcance que a tecnologia da Internet tornaram possíveis”.
O termo e-business e comércio eletrônico são diferentes, pois o comércio eletrônico é um aspecto do e-business,como: e-procurement, e-mailing. No comércio eletrônico há uma venda da empresa para o consumidor final e no e-business não existe necessariamente uma venda, mas sim uma adequação dos sistemas da empresa por conveniência e disponibilidade a fim de aumentar os negócios existentes ou criar novos negócios virtuais.
O comércio eletrônico pode ser feito dentro da própria empresa, de empresa para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comércio Eletrônico
  • Comercio Eletrônico
  • comercio eletronico
  • Comércio Eletrônico
  • Comercio eletronico
  • Comercio Eletronico
  • Comercio eletronico
  • Comercio eletronico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!