Comércio eletrônico

Páginas: 18 (4286 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Sumário
Introdução 4
1. A magnitude do comércio eletrônico 5
2. Comércio eletrônico 8
3. A evidenciação contábil e fiscal 11
4. Vantagens e desvantagens 14
5. Perspectivas futuras do comércio eletrônico 16
6. Curiosidades sobre Comércio Eletrônico e Internet: 18
6.1 Comércio eletrônico movimenta R$ 1,05 bilhão nos quinze primeiros dias de 2012 no Brasil 18
6.2 A internetmundial 18
6.3 Brasil na internet 19
6.4 Comércio  eletrônico no Brasil 19
6.5 Publicidade na internet 19
Considerações Finais 20
Referências Bibliográficas 21

Introdução
Nas últimas décadas, a evolução das tecnologias de informação e de transmissão de dados e a criação da internet marcaram uma nova fase do processo de globalização da economia, integrando todos os povos pelos meios decomunicação modernos disponíveis e desses meios, a internet vem se sobrepondo aos outros.
Nesse novo cenário aparece como grande inovação no mundo econômico, o comércio eletrônico, possibilitando a realização de operações comerciais sem a definição exata do local de origem e destino. Essas transformações do mundo econômico implicam, igualmente, grandes mudanças no mundo jurídico, sobretudo noque tange à área tributária.
A possibilidade de acesso imediato a informações importantes é feita praticamente sem restrição, em qualquer lugar do mundo. As regras de gerenciamento de negócios em grandes empresas mudaram muito, uma vez que se viram obrigadas a adaptarem-se ao modelo vigente.
O desenvolvimento tecnológico proporcionou progresso das comunicações e da informática, pois estar on-linerequer investimentos em sofisticados equipamentos que, ao final, trazem retorno financeiro e melhorias na área social.
As empresas, na sua maioria, necessitam de investimentos altos e os conseguem através de financiamentos quando desejam implantar a tecnologia de informação nas suas atividades, e hoje é cada vez maior a preocupação dos gestores, neste sentido principalmente por causa dacompetitividade no mercado, intensificado pelo crescimento do comércio eletrônico.



1. A magnitude do comércio eletrônico
A dinâmica e crescente importância do comércio eletrônico é bem documentada na imprensa internacional. O volume das operações, no entanto, carece de uma estimação precisa e confiável. Previsões acerca do seu crescimento anualvariam de 20% a 150%. Os próprios números são abertos à interpretação. A maioria das empresas que pesquisam o assunto o faz não com base nas vendas, mas no tráfego pela internet – quando mais de 98% é apenas consulta a “sites”, e não efetivação do negócio. As poucas empresas que pesquisam o volume de vendas realizam o seu trabalho por meio de pesquisas de opinião, e não de relatório de vendas dos“websites”.
É de amplo conhecimento que o comércio via internet é uma atividade em rápida expansão. O comércio eletrônico é dividido em vendas de empresa ao consumidor e negócios entre empresa.
Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas estima que o comércio eletrônico representasse, em 2000, 0,43% do mercado total de negócios entre empresas, e 0,16% dos negócios de empresa para o consumidor . Emtermos de investimentos das empresas brasileiras que transacionam eletronicamente, as prioridades são, nesta ordem, privacidade e segurança, relacionamento com clientes, alinhamento estratégico, adoção de clientes e adequação técnica.
Segundo Daniel Amor, “o novo paradigma de serviços na Internet permite que negócios e consumidores usem a Internet como um acesso de custo efetivo para uma grandevariedade de serviços de alta qualidade e seguros”.
Então, pode-se admitir que uma operação de vendas na Internet deve ser segura e possuir alta qualidade, mas devemos mencionar qual o impacto que uma transação na Internet causa numa operação de venda, seja de produtos ou de serviços.
O mais importante nestas considerações é saber qual o procedimento adequado para avaliar as mudanças nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comércio Eletrônico
  • Comercio Eletrônico
  • comercio eletronico
  • Comércio Eletrônico
  • Comercio eletronico
  • Comercio Eletronico
  • Comercio eletronico
  • Comercio eletronico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!