comércio brasil x argentina

Páginas: 3 (509 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
Até a Segunda guerra mundial, o Brasil e a Argentina eram economias que poderiam ser classificadas como primário-exportadoras, exportando, predominantemente, produtos primários ou primárioselaborados. Nesse contexto, a relação bilateral baseava-se na chamada “teoria das vantagens comparativas”, onde o principal determinante eram os fatores da economia.
Na década de 60, com a implantação deparques industriais no Brasil e na Argentina, o comércio bilateral de manufaturados voltou novamente à pauta, reforçando o comércio entre os dois países e levando a uma participação crescente docomércio.
Já em 1991 com a assinatura do Tratado de Assunção, o comércio entre os dois países teve notória expansão. Desde 2008 a Argentina ocupa, o terceiro lugar, precedida pela China e os Estados Unidos emrelação a parceria comercial com o Brasil. E em 2004 a Balança comercial bilateral começou a apresentar superátivs comerciais para o Brasil. Provando que exportar para a Argentina é um bom negócioalém de ser vantajoso para ambas as partes, intimamente para o lado brasileiro. De 2005 a 2011 as exportações tiverem um aumento considerável.
A composição do comércio Brasil-Argentina atenta elevadapresença de produtos automotivos, os cereais e os combustíveis. Levando em consideração a pauta de 2011 esses seriam os melhores ramos para começar um investimento de comércio exterior.
A argentina éuma ótima opção pra quem quer começar o processo de internacionalização da sua empresa. Fatores de proximidade geográfica, o fato do país também estar no Mercosul facilita as tramitações, nãoesquecendo da proximidade linguística e cultural além de os dois países possuírem semelhanças econômicas.
O Brasil já é atualmente um dos países com maior valor de investimento externo no mercado Argentino,os setores que mais tem investimentos brasileiros na argentina são os de petróleo e gás, indústria em geral e mineração. A maior parte desses investimentos foi realizada em 2002 foi quando empresas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • brasil x argentina
  • Comércio Brasil x Alemanha
  • BRASIL E ARGENTINA NA CONTRAMÃO DO LIVRE COMÉRCIO
  • Balança comercial brasil x argentina
  • COMERCIO EXTERIOR
  • Brasil e Argentina: uma análise do comércio de produtos da linha branca
  • Brasil e Argentina
  • Privatizações argentinas x brasileiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!