Colégio Dom Pedro No Brasil Imprério

584 palavras 3 páginas
Colégio Pedro no Brasil Império

O colégio Pedro II foi fundado no período regencial brasileiro, em 1837 o atual ministro do Império, Bernardo Pereira de Vasconcelos apresentou ao Regente Pedro de Araujo Lima uma nova proposta de ensino secundário oficial do Brasil. Bernardo acreditava que a educação publica seria melhor do que a particular, que na época se mostrava inadequada, por ter salas precárias e professores mal preparados. Seu plano educacional constituía em uma formação para a elite, aonde formaria políticos e intelectuais para ao posto de alta administração e política.
O colégio era formado por valores europeus de civilização e progresso, aonde deveria atender a todos, tanto na alta sociedade quanto os excluídos, mas na verdade acabou atendendo apenas a alta sociedade.
Os alunos saiam do colégio com o diploma de bacharel em letras, e já estavam preparados para ingressar em cursos superiores, principalmente na área de direito.
Quando houve a proclamação da republica em 1889 o nome do colégio foi alterado para Instituto de Instrução Secundaria e depois para Ginásio Nacional. Em 1911 reassumiu seu antigo nome. Ate os anos 50 o colégio Pedro II era considerado um colégio padrão e era referencia de qualidade e modelo para outros colégios, inclusive de rede privada de ensino. Gerando assim pedidos de outros colégios ao Ministério da Educação para o reconhecimento de seus certificados, já que seguiam o currículo do colégio Pedro II.
Devido à procura crescente de novos alunos para o concurso de acesso ao colégio, foi ampliado o numero de vagas para matriculas, em 1952 foi inaugurado a parte Norte e Sul e em 1957 a Seção Tijuca.

O colégio foi criado para servir de modelo de ensino e se consolidou como uma instituição que preparava para o ensino superior, as matérias científicas eram mais enfatizadas, e outro, em que as literárias ocupavam mais espaço. Isto devido à luta entre as ideias positivistas e humanista-jesuíticas.
O colégio existe ate os

Relacionados

  • Epistemologia
    208399 palavras | 834 páginas