Coluna prestes

Páginas: 2 (456 palavras) Publicado: 19 de junho de 2011
Coluna Prestes
“A Coluna Miguel Costa-Prestes, popularmente conhecida somente por Coluna Prestes, foi um movimento político-militar brasileiro existente entre 1925 e 1927 e ligado ao tenentismo,corrente que possuía um programa bastante difuso, mas algumas linhas gerais podem ser delineadas: insatisfação com a República Velha, exigência do voto secreto, defesa do ensino público e aobrigatoriedade do ensino primario para toda a populaçao
Motivos e consequências
O movimento contou com lideranças das mais diversas correntes políticas, mas a maior parte do movimento era composta porcapitães e tenentes da classe média, donde originou-se o ideal do "Soldado Cidadão". Deslocou-se pelo interior do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo o governo do então presidente ArturBernardes e, posteriormente, de Washington Luís. Em sua marcha pelo Brasil, os integrantes da Coluna Prestes denunciavam a miséria da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderespolíticos.
Sob o comando principal de Miguel Costa e de Luís Carlos Prestes (chefe de estado-maior), a Coluna Prestes enfrentou as tropas regulares do Exército ao lado de forças policiais de váriosestados, além de tropas de jagunços, estimulados por promessas oficiais de anistia.
A Coluna Prestes percorreu vinte e cinco mil quilômetros pelo interior do Brasil durante dois anos e meio. Apesar dosesforços, a Coluna Prestes não conseguiu a adesão da população. A longa marcha foi concluída em fevereiro de 1927, na Bolívia, perto de nossa fronteira, sem cumprir seu objetivo, disseminar a revolução noBrasil.
Dentre estas, a mais aguerrida e que forçou a retirada de Prestes para a Bolívia foi a organizada pelo Coronel do sertão baiano, Horácio de Matos, o seu Batalhão Patriótico ChapadaDiamantina iniciou a perseguição aos revoltosos, até a saída destes do território brasileiro, retornando como vitoriosos à cidade de Lençóis.
A Coluna Miguel Costa-Prestes poucas vezes enfrentou grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • coluna prestes
  • coluna prestes
  • Coluna prestes
  • Coluna prestes
  • A coluna prestes
  • A COLUNA PRESTES
  • A coluna preste
  • Coluna Prestes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!