Coltura Organizacional

9810 palavras 40 páginas
vRelações de Trabalho e Identidade dos Fisioterapeutas nas Organizações

Paula Soares*
A «autonomia» da vontade é o princípio único de todas as leis morais e dos deveres que estão em conformidade com elas.
Emmanuel Kant

RESUMO:
É neste momento de extrema pertinência a identificação do projecto profissional , assim como, a focalização na identidade profissional dos fisioterapeutas portugueses, relevando-se estas de extrema importância num momento social em que as mudanças ao nível das tecnologias da saúde estão numa fase de profundas alterações .
O estudo do posicionamento deste grupo profissional, e o quadro social da divisão de trabalho das profissões da saúde, permitirá vislumbrar a luta por uma maior autonomia, assim como, por um conjunto de interesses que os vários actores sociais desenvolvem no sentido de manter ou ganhar maior poder no mercado laboral.
Este estudo pretende assim abordar, para além da identidade profissional, o processo de profissionalização dos fisioterapeutas portugueses, bem como a sua integração ao nível das organizações onde estes desenvolvem a sua actividade.
É igualmente relevante dar enfoque ao tipo de relações estabelecidas entre estes profissionais e os demais, com que se relacionam dentro dessas organizações, sendo esses ou não seus pares.
PALAVRAS-CHAVE:

Profissionalização;

Fisioterapeutas;

Identidade

Profissional;

Organização; Autonomia.

*Mestranda ISO Saúde, com Especialização em Políticas de Administração e Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade de Évora e Escola Superior De Tecnologia Da Saúde De Lisboa, Fisioterapeuta.

ABSTRACT:

At this time is extremely relevant, the identification of the professional project as well as the focus on the physical therapist’s professional identity, revealing themselves of higher relevance, in a social moment in which changes in health technologies are suffering profound modifications. The study of this professional group positioning and

Relacionados

  • Forno de minas
    1088 palavras | 5 páginas
  • TESE PATRICIA GOMES FURNALETTO
    83060 palavras | 333 páginas
  • Norbert Elias Processo Civilizador
    157940 palavras | 632 páginas