Colostomia

Páginas: 7 (1534 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2014
 FACULDADE PITÁGORAS SÃO LUÍS
CURSO DE ENFERMAGEM






SAFIRA DE JESUS MARTINS CAVALCANTI





COLOSTOMIA

















SÃO LUIS
2012
Introdução
É um procedimento cirúrgico onde se faz uma abertura no abdome(estoma) para drenagem fecal(fezes) provenientes do intestino grosso(cólon). É feito geralmente após a ressecçãointestinal. Ela pode ser temporária ou permanente.
A colostomia é identificada através da porção do intestino grosso que é exteriorizada, sendo que a consistência da evacuação varia de acordo com a região em que o intestino sofreu interrupção. São basicamente quatro tipos de colostomia: colostomia ascendente, colostomia descendente, colostomia transversa e colostomia sigmoide.
Para a realização dacolostomia, é necessário anestesiar o paciente (analgesia geral). Por conseguinte, o intestino grosso sadio é exposto através do abdômen e, no mesmo, é feito um estoma (abertura), sendo que nesta abertura acopla-se uma bolsa adesiva para drenagem e, subseqüentemente, a incisão abdominal é suturada.















Colostomia 
A Colostomia é um procedimento realizado em região adequada aotratamento proposto no intestino grosso. Refere-se a uma abertura feita cirurgicamente no abdômen, onde se exterioriza parte dos intestinos, através de um orifício. A proposta dessa cirurgia é o desvio do conteúdo do intestino (gazes e fezes) para uma bolsa externa. A colostomia³ é utilizada, quando o paciente apresenta qualquer problema que o impede de evacuar normalmente pelo ânus. Esse desviopode ser temporário ou definitivo. Realizado quando a parte inferior do intestino grosso está impossibilitado de funcionar normalmente ou quando necessita de um repouso para as funções normais. A finalidade é impedir que o bolo fecal percorra o curso anatômico normal até o reto, esse procedimento tambem é utilizados para minimizar o risco de infecções após procedimentos cirúrgicos, ou ainda,quando não se pode restabelecer a anatomia natural do paciente em função de sua patologia ou sequela. A colostomia pode ser indicada, também para descomprimir, drenar, aliviar tensões de anastomoses intestinais, união de parte do intestino com outra região do intestino, e proteger suturas de um órgão danificado, no caso, o intestino grosso.
As colostomias podem ser dispostas em: Colostomia ascendentequando o estoma é feito na alça ascendente, no lado direito do abdômen e as fezes têm consistência semi-líquida; Colostomia transversa quando o estoma é feito na alça transveso, no lado esquerdo ou direito do abdômen e as fezes têm consistência pastosa; Colostomia descendente quando o estoma é feito na alça descendente, no lado esquerdo do abdômen e as fezes têm consistência semi-sólida;Colostomia sigmóide quando envolve o cólon sigmóide e as fezes são firmes e sólidas.
As características das fezes são diferentes nas diversas colostomias. Quanto maior for à atividade funcional do intestino grosso, mais sólidas são as fezes, porque mais água foi absorvida pelo organismo. Portanto, a consistência da evacuação, que vem de uma colostomia, depende da região em que o intestino foiinterrompido.
Na colostomia ascendente as fazes apresentam-se semi-líquidas nos primeiros dias após a cirurgia e pastosas após a readaptação intestinal. Na colostomia transversa as fezes são semi-líquidas a pastosas. Na colostomia ascendente ocorrem fezes pastosas a sólidas, semelhante às fezes eliminadas pelo ânus.
Na colostomia transversa ou sigmóide não é necessário um esvaziamento freqüente, porque osmovimentos peristálticos ocorrem algumas vezes ao dia, a média de funcionamento intestinal ocorre de duas a três vezes ao dia. Alguns pacientes optam em não usar a bolsa todo o tempo. O controle dos movimentos intestinais depende da alimentação e do intervalo entre as refeições, que constituem aspectos que o próprio paciente pode aprender a observar e controlar.
Cuidados da enfermagem
As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • colostomia
  • Colostomia
  • Colostomia
  • Colostomia
  • colostomia
  • Colostomia
  • Colostomia
  • colostomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!