Colora o de Ziehl

Páginas: 4 (899 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
 Coloração de Ziehl-Neelsen

O método de Ziehl-Neelsen é tradicionalmente usado em laboratórios para o diagnóstico de micobacterioses devido à sua simplicidade e rapidez. Quantoao diagnóstico da paratuberculose, a visualização de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) em esfregaços corados mediante a técnica de Ziehl-Neelsen a partir de amostras de fezes, mucosa intestinalou gânglio linfático.
A paratuberculose, ou doença de Johne, é uma doença de natureza infecciosa causada por Mycobacterium avium subespécie paratuberculosis. Atinge principalmente os ruminantes,originando uma enterite crônica granulo matosa. Nos casos mais avançados da doença, o diagnóstico não oferece nenhuma dúvida, uma vez que os bacilos são muito abundantes e adotam uma disposiçãocaracterística em grumos, devido à manutenção da estrutura que têm no interior dos macrófagos. Nos casos em que a quantidade de bacilos é menor, o diagnóstico torna-se mais difícil, na medida em que aamostra que se examina ao microscópio pode não permitir a visualização da micobactéria devido ao fato de ser em pequena quantidade. 

São características do gênero:
- Aerobiose estrita.
- Reproduçãolenta, mesmo em condições ótimas (seu período de duplicação é de 12 a 18 horas enquanto outras bactérias podem se duplicar em 20 minutos).
- Reações tintoriais próprias que as fazem conhecidas comálcool-ácido-resistentes (B.A.A.R.) evidenciadas pela coloração de Ziehl-Neelsen. Coram-se pela mistura fucsina mais ácido fênico aquecido, que penetra no citoplasma e resistem à descoloração com umamistura de ácido e álcool.
- Grande resistência à ação dos agentes químicos, o que permite o seu isolamento em material contaminado com outros microrganismos.
- Exigência nutritiva: nos meios comumenteusados (Lowenstein-Jensen e Petragnani, à base de ovo), o crescimento se dá após 12 a 15 dias, mas as culturas devem ser mantidas em observação por até 6 a 8 semanas. Antes da semeadura do material,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COLORA O
  • Colora o de Gram
  • COLORA O GRAM
  • COLORA O DE GRAM
  • COLORA O DE GRAM
  • Colora o de Gram
  • colora o de gram
  • Meu Relatorio De Bac COLORA O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!