Colonoscomia

12376 palavras 50 páginas
RESUMO:
A colostomia ou a ileostomia são derivações intestinais onde se exterioriza o cólon ou o íleo (intestino fino) na parede abdominal, formando um novo trajeto e local para a saída das fezes (que é chamado de estoma). Esse procedimento pode ser realizado de forma definitiva ou de forma provisória, dependendo do tipo de tratamento e da severidade do tumor. Após a colostomia ou ileostomia, o paciente utiliza uma bolsa especial para que suas fezes sejam coletadas.
Ileostomia é um estoma constituído pelo segmento de intestino delgado chamado íleo. É confeccionada por cirurgia que exterioriza o íleo através da parede abdominal.
Enema (também denominado enteroclisma ou clister) é a introdução de líquido no ânus para lavagem, purgação ou administração de medicamentos.
Glossário:
Colostomia – exteriorização de um segmento intestinal (colon) para a pele através de uma abertura.
Estomia – abertura ou boca
Ileostomia – abertura com exteriorização de um segmento do íleo para a pele.

Sumario:
Resumo
Estomia
Ileostomia
Complicações
Complicações precoces
Complicações tardias
Cuidados gerais com as estomias
Bolsas coletoras
Irrigação
Enemas
Prolapso
Referencias

Colostomia
A colostomia é uma intervenção cirúrgica na qual se cria uma abertura artificial (estoma) no cólon, que é uma parte do intestino grosso, podendo ser temporária ou permanente. Esse procedimento faz com que uma parte do intestino fique exposta no abdome. A abertura criada será o local por onde sairão as fezes, que por sua vez serão armazenadas em uma bolsa coletora.
É indicado, principalmente para descomprimir, drenar, aliviar tensões de anastomoses intestinais e proteger suturas de um órgão danificado, no caso o intestino grosso, Evitando que as fezes passem pelo local operado antes da cicatrização completa, evitando-se infecções nos pontos de sutura.

.

Estomia
Estomia é um procedimento cirúrgico cujo objetivo é criar uma abertura artificial entre os órgãos

Relacionados