Coloniza o e o processo de independ ncia da Nig ria

855 palavras 4 páginas
Colonização e o processo de independência da Nigêria
Na segunda metade do século XV, navegantes portugueses entraram em contato com os reinos costeiros, e logo estabeleceram intenso e próspero tráfico de escravos para as plantações do continente americano. Os governantes dos estados litorâneos capturavam os escravos no interior do país, onde as populações eram politicamente menos organizadas. Essa atividade criou grande vazio demográfico na zona central da atual Nigéria, que persistiu até a época da independência. Navegadores de todos os países colonialistas europeus participaram do comércio de escravos, que só passou a diminuir com a proibição do tráfico, no começo do século XIX, período em que os britânicos deslocaram forças navais para a Nigéria e começaram a ocupação.
Depois de um período provisório de administração indireta, em 1º de outubro de 1960 a Nigéria passou a ser um estado independente associado à Comunidade Britânica de Nações. Três anos depois foi proclamada a república. O novo estado constava de quatro regiões federais com ampla autonomia. A instabilidade provocada pelos conflitos étnicos, no entanto, levou o general Johnson Aguiyi-Ironsi a tomar o poder em janeiro de 1966, e estabelecer um estado unitário. Poucos meses depois, novo golpe passou o poder ao coronel Yakubu Gowon, que implantou uma federação de 12 estados.
Em maio de 1967 ocorreu a secessão dos ibos, que constituíram a República de Biafra, com capital em Enugu, na parte sudeste do país. No conflito que se seguiu intervieram grandes potências e grupos estrangeiros, sobretudo companhias de petróleo, que disputavam as jazidas descobertas na costa leste. O povo ibo, o mais progressista da região, sustentou suas posições por quase três anos, mas o isolamento infligido pelas tropas federais arrasou-o por meio da fome e de grandes matanças. Em janeiro de 1970 o coronel Odumegwu Ojukwu, líder da rebelião, fugiu para a Costa do Marfim. Apesar da guerra civil, em que morreram mais de um milhão

Relacionados