Colonização

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
A América portuguesa constituía o conjunto dos territórios do continente americano pertencentes à Coroa de Portugal.1 Atualmente, a América Portuguesa consiste em sua maior parte na atual República Federativa do Brasil.

Colonização europeia
da América
Colonizationoftheamericas-blank.png
Descoberta e exploração
Colonização alemã
Colonização curlandesa
Colonização dinamarquesa
Colonizaçãoespanhola
Colonização francesa
Colonização britânica
Colonização neerlandesa
Colonização portuguesa
Colonização russa
Colonização sueca
Colonização viquingue
Descolonização (Cronologia)
Cronologia
História da América
Índice [esconder]
1 História
2 O significado atual dos termos
3 América Portuguesa como alternativa a denominação "Brasil"
4 Principais Acontecimentos
5 Ver também6 Referências
História[editar | editar código-fonte]
No início da colonização portuguesa da América, formaram-se quinze divisões independentes , que ocupavam o território americano que tinha sido atribuído a Portugal .

Em 1548 o governo da América Portuguesa foi centralizado pelo Rei D. João III, com a nomeação de um governador-geral, que passou a superintender na totalidade das capitanias.Toda a América do sul Portuguesa passou a constituir, então, uma única unidade administrativa, chamado Estado do Brasil.

O Estado do Brasil foi subdividido em dois governos-gerais - um ao sul e outro ao norte - no período de 1572 a 1578 e, mais tarde, no período de 1608 a 1612.

Em 1621, o norte da América Portuguesa é, novamente, separado do Estado do Brasil, criando-se uma unidade autônomadesignada Estado do Maranhão - mais tarde chamado Estado do Grão-Pará e Maranhão. É durante esta época que o termo "América Portuguesa" é mais usado, quando é necessário referir-se ao conjunto dos estados do Brasil e do Maranhão. Entretanto, a América Portuguesa expande-se muito para além dos limites que haviam sido definidos em Tordesilhas devido à desvalorização do tratado provocada pela UniãoIbérica, com o avanço da colonização portuguesa para o interior dos estados do Brasil e do Maranhão.

Em 1775, o Estado do Grão-Pará e Maranhão é reabsorvido pelo Estado do Brasil, passando a América Portuguesa a constituir, novamente, uma única unidade administrativa. A partir de então os termos "Brasil" e "América Portuguesa" passam a referir-se ao mesmo, caindo o último em desuso. O Brasilunificado seria elevado de estado a reino unido ao de Portugal em 1816. Tornar-se-ia um império independente em 1822.

O Império Português na América foi integrado não só Brasil, mas também pelas atuais províncias canadense da Terra Nova e Labrador (tanto a ilha da Terra Nova quanto a região do Labrador ficaram sob o domínio português) e Nova Escócia, pelo país centro-americano de Barbados, peloUruguai (na época denominado como Província Cisplatina) incluindo a disputada cidade da Colônia do Sacramento e pelo departamento de ultramar francês da Guiana Francesa.

O significado atual dos termos[editar | editar código-fonte]
Os termos América Portuguesa, Luso-América, América Lusitana, ou até mesmo América Lusófona actualmente, se referem às partes da América colonizadas por Portugueses. Aunião da América portuguesa e espanhola mais parte colonizada pelos franceses forma o conjunto latino-americano de estados geopolíticos em oposição à parte colonizada por ingleses do continente, a América Anglo-Saxônica.

Apesar de o Brasil ser o único país integralmente de colonização ibérica não-hispânica do continente, existem mais aspectos em comum com seus vizinhos do que se poderia supor.Sua colonização, a exploração agrícola, industrial, e mineral, o uso de mão-de-obra escrava em algum momento histórico. Adicionalmente, a história dos países andinos e platinos sempre esteve estreitamente ligada à história brasileira, sem contar o fato do Uruguai ter sido uma província do Brasil Imperial e também colônia portuguesa e de disputas de Portugal com a França sobre o domínio de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colonização
  • Colonização
  • colonização
  • Colonização
  • colonizaçao
  • colonização
  • colonizaçao
  • Colonizaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!