Colonização

Páginas: 4 (861 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
História










Introdução

Na América do Norte a colonização foi voltada para o povoamento, ou seja, as grandes nações europeias tiveram a preocupação de investir em uma região queeles tinham o objetivo de ocupar e fixar residência. Conforme na América do Sul foi voltada para a exploração declarada para a exploração, não tiveram a preocupação de investir em uma região que sóservia como ponto de retirada, de metais e outras mercadorias importantes, como ouro no Brasil e Prata nas nações como Argentina, Peru, etc.















Aspectos que diferem acolonização da América do Sul e Norte.

Existe uma diferença básica entre as colonizações das Américas, a do Norte e a do Sul. É mais que natural, tanto do ponto de vista político como ideológico, os modelosdistintos, levaram a civilizações com rumos diferentes na perspectiva da evolução do desenvolvimento de cada sociedade, isso é inegável do posto de vista de uma análise sociológica.  
A primeiradiferença fundamental; espanhóis e portugueses dividiram a América do Sul em duas realidades distintas através do tratado de Tordesilhas. Motivo pelo o qual a partir de outras nuanças o Brasil teve suaextensão territorial, mas, sobretudo, a partir de articulações políticas regionais no processo de independência e formação dos países distintos.
América Sul foi colonizada com povos de mentalidadeCatólica e não protestante isso fez essencialmente a diferença. Diferentemente da América do Norte, sendo que o espírito da colonização da referida, visava antes de tudo uma colonização com uma filosofialiberal de política e consequentemente da economia.  Razão diferente da outra América.
A colonização da América do Norte, não visava ser um braço de sua metrópole, ou seja, fonte de sustentação daInglaterra, pelo contrário pensava fazer da nova colônia, uma nação próspera, livre da própria matriz como princípio colonizador isso ajudou e muito na atual concepção da cultura americana. 
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colonização
  • Colonização
  • colonização
  • Colonização
  • colonizaçao
  • colonização
  • colonizaçao
  • Colonizaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!