Colonização

Páginas: 13 (3224 palavras) Publicado: 30 de abril de 2014
O INICIO DA COLONIZAÇAO NO BRASIL E AS COLONIAS INGLESAS






1. O INICIO DA COLONIZAÇÃO NO BRASIL


O Brasil foi descoberto em 1500 por Portugal, em expedição liderada por Pedro Alvares Cabral. Nas três décadas seguintes, se empenhou em expandir e fortalecer o comércio das especiarias orientais da Ásia.
Nestes trinta primeiros anos, os portugueses enviaram para as terrasbrasileiras algumas expedições para reconhecer o território e para exploração do pau-brasil.
Nesta época, também ocorreram os primeiros contatos com os indígenas que foram utilizados como mão-de-obra na exploração do pau-brasil. Em troca do serviço, os portugueses ofereciam objetos de pequeno valor que fascinavam os nativos como, por exemplo, espelhos, apitos, chocalhos, etc. Ainda nesta época, oBrasil também foi invadido por aventureiros interessados em lucrar com a extração do pau-brasil.
Os primeiros portugueses circularam apenas em territórios litorâneos, mas não ficavam muito tempo no Brasil e retornavam para Portugal. Como não se mudaram para cá e construíram residências, não se fixaram no território e porisso não houve colonização nesta época.
Quando os lucros das especiariascomeçaram a ficar mais reduzidos por causa do aumento dos gastos para manter os domínios portugueses na África e na Ásia. Ocorreram vários naufrágios, estabelecimento de fortes e de feitorias, revoltas das populações locais e expulsão dos portugueses em alguns Países. Portugal também estava preocupado com a possibilidade de invasão do Brasil por outras nações, como os holandeses, ingleses e franceses,Neste cenário, Portugal resolveu colonizar a terra brasileira.
O processo de colonização do Brasil teve início somente em 1530.
O Rei de Portugal Dom João III, que ficou conhecido como “o Colonizador” enviou neste ano a primeira expedição para colonizar o litoral brasileiro.
A primeira expedição foi chefiada por Martim Afonso de Souza com as funções de estabelecer núcleos de povoamento nolitoral, explorar metais preciosos e proteger o território de invasores.
A partir de 1530, a colonização portuguesa tornou-se mais intensa surgindo as primeiras plantações de cana-de-açúcar e a exploração da mão de obra escrava.
Chegaram ao Brasil também os jesuítas, esses representantes da Igreja se voltaram para a conversão religiosa da população indígena para o catolicismo.


Os primeirosexploradores se dedicavam a procurar a existência de metais preciosos e, enquanto estes não eram localizados, pela colonização através do sistema de capitanias hereditárias e pela introdução da agricultura canavieira.
O açúcar foi produzido nos engenhos estabelecidos na região Nordeste para ser exportado para o mercado europeu, enriquecendo os senhores de engenho e os cofres da corte portuguesa.
Amão-de-obra escrava africana foi muito usada e muitos portugueses vieram para o Brasil para administrar engenhos de açúcar ou ocupar cargos públicos.
O processo de colonização foi feito principalmente nos séculos XVI e XVII e finalizado no século XVIII com a descoberta de minas de ouro nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
A “corrida do ouro” atraiu para o Pais milhares de portuguesesem busca de um enriquecimento rápido. Vários degredados foram enviados para o Brasil.
Nesta época muitas cidades foram fundadas e a região central começou a ser povoada.
Em 1808, a ordem colonial começou a ser desmontada no Brasil porque a Família Real Portuguesa chegou ao Brasil e concedeu maior autonomia e importantes liberdades econômicas e política mas ainda o Brasil ainda era subordinado aCoroa Portuguesa que tomava as decisões e governava o País.
O período de colonização foi encerrado no dia 7 de setembro de 1822 com a declaração da independência.













2. A COLONIZAÇÃO DAS 13 COLÔNIAS INGLESAS


A Inglaterra iniciou seu processo de expansão marítima no final do século XV. As expedições pretendiam encontrar uma passagem para o Oriente mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colonização
  • Colonização
  • colonização
  • Colonização
  • colonizaçao
  • colonização
  • colonizaçao
  • Colonizaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!