Colonização portuguesa

Páginas: 5 (1143 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO

Ao chegar na America os portugueses nao encontraram ouro nem prata.
Para dar continuidade a colonização, o territorio colonial foi dividido em capitanias hereditárias. Os donatários tinham deveres entre os quais cabe citar: *cuidar da defesa; *expandir a fé cristã; *desenvolver a agricultura da cana-de-açúcar na capitania.
Além de deveres os donatários tinham direitos como: *5%no negócio do pau-brasil; *escravizar e vender índios; *cobrar impostos em rios e portos; *fundar vilas; *doar sesmarias, isto é, grandes fazendas.
As capitanias hereditárias nao deram muito certo, então o rei de Portugal criou o governo-geral que teve três governadores-gerais, Tomé de Sousa, Duarte Costa e Mem de Sá.
Durante a colonização o governo português criou as Câmaras Municipais, órgãosencarregados de administrar as vilas e cidades brasileiras.

DESENVOLVIMENTO

Trabalho de História

Colonização portuguesa: Aministração, sociedade e economia

A Colonização do Brasil é o nome do processo de povoamento, exploração e dominação realizado pelos portugueses a partir do século XVI nas atuais terras brasileiras. Tem início com a chegada dos colonizadores à nova terra, habitadapor numerosas nações indígenas.
Administração
Os primeiros trinta anos do domínio português no Brasil (1500-1530) são chamados de período pré–colonial, pois o governo português não traçou um plano de ocupação, limitou-se apenas a defendê-la contra invasões, principalmente francesas. O interesse pelo pau-brasil. A extração do pau-brasil foi predatória, utilizando-se mão de obra indígena, comretribuição de presentes, (escambo).
Em 1530, preocupado em perder as terras para os franceses e o fracasso com o comércio oriental, a Coroa portuguesa decidiu pela ocupação das terras brasileiras. A organização na forma de Capitanias Hereditárias: o território foi dividido em lotes e concedido a pessoas interessadas e com recursos próprios. Dois documentos regiam o sistema: as Cartas de Doação e osForais. A Carta de Doação é o documento hábil de posse e os poderes a ele concedidos. O Foral determinava os direitos e deveres dos donatários. Os efeitos foram satisfatórios e apenas duas prosperaram (Pernambuco e São Vicente).
O Governo Geral (1549-1553) – Tomé de Sousa, a vinda dos jesuítas e criação do primeiro bispado.
A consolidação do governo geral (1553-1558) Duarte da Costa A BaseEconômica da Colonização. O açúcar. Os portugueses não encontraram de início metais preciosos e optaram pela colonização a base agrícola devido suas experiências nas ilhas do Atlântico (Açores e Cabo Verde). O açúcar é de origem indiana, foi introduzido na Europa e chegou a ser produzido na Sicília São Vicente foi a primeira capitania onde se fez cultivo da cana, mas o Nordeste foi a região que maisse destacou na empresa do açúcar. Os fatores que determinaram o êxito da empresa são: o interesse do mercado externo; a experiência dos Portugueses; a qualidade dos solos e as condições climáticas; a participação holandesa, através do financiamento, refino e distribuição na Europa
A forma de ocupação da terra: a grande propriedade (sesmarias- tinha em média entre 6 e 24 km). O engenho comounidade produtora. Produzia além o açúcar tudo mais do que necessitava, havia dois tipos de engenho: os engenhos reais, movidos à água e os trapiches, utilizavam tração animal. O engenho era composto: casa-grande, senzala, casa do engenho e capela. Um engenho de porte médio contava com cinqüenta escravos, os grandes com centenas. As terras do engenho eram formadas pôr canaviais, pastagens e áreasdedicadas ao cultivo de alimentos. A especialização da economia: a monocultura, cujo caráter era extensivo, incorporação de novas terras e não pela melhoria técnica. Ao mesmo tempo desenvolvia-se a pecuária, que se tornou uma atividade independente do engenho, interiorizando o processo colonização. O povoamento e colonização do Brasil começaram com a ocupação do litoral mediante á expansão da cultura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • colonização portuguesa
  • Colonização portuguesa
  • colonização portuguesa
  • Colonização portuguesa
  • colonização portuguesa
  • Colonização portuguesa
  • A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA
  • Colonização da américa portuguesa portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!