Colonização portuguesa

Páginas: 7 (1535 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2012
COLONIZAÇÃO PORTUGUESA

JUSTIFICATIVA
As terras americanas apresentaram poucos atrativos ao governo português de imediato. Não havia sinais da existência de ouro e prata na região e muito menos a possibilidade de estabelecer qualquer forma de comércio ,inexistente entre a população nativa.Por isso,aparentemente,ao olhos da Coroa portuguesa ,nenhuma vantagem econômica poderia ser tiradadaquelas paragens.
Além disso, desde a viagem de Vasco da Gama ás índias,em 1498,boa parte das atenções de Lisboa estava voltada para o rendoso comércio de especiarias do Oriente. Era lá que se encontrava a maior fonte de lucros da Coroa.
As novas terras tinham, porém, em abundância uma árvore de cuja madeira se podia extrair uma tinta utilizada para dar coloração carmim aos sofisticados tecidosusados pela nobreza. Era o pau-brasil,que logo passaria a ser muito valorizado no mercado europeu,atraindo a atenção de comerciantes portugueses,traficantes e negociantes de outra potências europeias.Só quando se sentiu ameaçado de perder as terras conquistadas para uma das potências interessadas na riqueza recém-descoberta ,o rei de Portugal decidiu-se finalmente pela ocupação e colonização doterritório descoberto.
Também pesou nessa decisão o fato de que,por volta de 1530, a rota comercial com o Oriente-explorada por vários países- já não gerava a mesma rentabilidade do passado.
Objetivos Gerais- De 1500 a 1530, período em geral chamado de pré-colonial,o governo português não esboçou nenhum plano de ocupação das terras americanas.Limitava-se a enviar esporadicamente algumas expedições aolitoral,ou para conhecer o território ou para retirar dele o precioso pau-brasil.
Como vimos a madeira do pau-brasil- encontrada também no Oriente- era um produto de grande importância econômica usado na produção de um corante destinado às manufaturas têxteis.Existia em grande quantidade na mata Atlântica ,que à época recobria quase todo o litoral brasileiro.

A Coroa detinha o monopólio daextração do pau-brasil,mas podia contratar terceiros para esse empreendimento.E foi o que aconteceu.Em 1502,Portugal fechou um acordo para a exploração da madeira com um grupo de comerciantes liderado por Fernão de Noronha.Depois de alguns anos,o contrato caducou e não foi renovado.
Sem uma ocupação mais efetiva,as novas terras ficaram à mercê da ação de traficantes e negociantes de outrospaíses,principalmente franceses.Para combater “os intrusos”,sobretudo entre 1516 e 1526,Portugal enviou algumas expedições denominadas guarda-costas.
No comércio do pau-brasil, tanto franceses quanto portugueses contaram com a ajuda de alguns povos indígenas.Os nativos cortavam a madeira no interior do território e transportavam as toras até o litoral.Lá chegando, elas eram recolhidas nas feitorias, de ondeseguiam para os navios.Os europeus recompensavam o trabalho oferecendo aos nativos objetos de pouco valor econômico,mas muito apreciados por eles,como contas de vidro,espelhos e facas.A essa troca deu-se o nome de escambo.
Objetivo Especifico
Em 1530, Portugal finalmente decidiu implementar a colonização das terras que lhe cabiam na América.A decisão foi tomada por três razões:por um lado,ogoverno português estava preocupado com o risco de perder o novo território para os franceses,caso não promovesse sua ocupação.Estes ignoravam os termos do Tratado de Tordesilhas e ameaçavam tomar as terras que não estivessem efetivamente ocupadas por portugueses ou espanhóis.
Por outro lado, o comércio de especiarias com o Oriente estava cada vez mais complicado. As despesas de viagem eram enormes ePortugal enfrentava uma baixa nos preços dos produtos provocada pela concorrência com outros países.
Para completar, sua grande rival, a Espanha,obtinha êxito com a ocupação dos territórios americanos,onde explorava ouro e prata.
O marco da ocupação portuguesa na América foi a expedição comandada por Martim Afonso de Souza, enviada em 1530 pelo rei dom João 3.Martim Afonso percorreu grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • colonização portuguesa
  • Colonização portuguesa
  • colonização portuguesa
  • Colonização portuguesa
  • colonização portuguesa
  • Colonização portuguesa
  • A COLONIZAÇÃO PORTUGUESA
  • Colonização da américa portuguesa portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!