Colonização Espanhola

Páginas: 5 (1168 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
Colonização Espanhola
1. Antecedentes
• O processo de colonização espanhola e portuguesa implantada na América levaram, de modo geral, à exploração das riquezas das colônias em benefício dos governos e comerciantes metropolitanos. Em razão disso, depois do primeiro século de colonização, começaram a surgir conflitos entre os colonos e as autoridades que seguiam as determinações das metrópoles.As raízes desses conflitos encontravam-se nas contradições do próprio sistema colonial. Ou seja, para continuar explorando as riquezas da colônia, o governo metropolitano precisava incentivar certo crescimento da economia colonial. Ao desenvolver a colônia, porém, os colonos acabavam adquirindo força socioeconômica para lutar contra a exploração da metrópole.
As contradições desse sistemacolonial ajudam a explicar várias revoltas que aconteceram em diferentes regiões da América espanhola e portuguesa. Grande parte dessas revoltas era promovida pelas elites coloniais locais, que lutavam para defender seus interesses, com rebeliões que contribuíram para colocar em crise esse sistema colonial, chamado de colonialismo mercantilista.

• Além das ideias liberais, as lutas pelaindependência foram impulsionadas pela consciência das elites coloniais de que os laços com o governo espanhol dificultavam seu domínio mais pleno sobre as áreas da América. Essa elite era constituída, sobretudo, pelos criollos (filhos de espanhóis nascidos na América).
No final do século XVIII, as ideias de liberdade e independência chegaram às colônias espanholas na América fortalecidas pelaemancipação das Trezes Colônias inglesas e pela derrubada do despotismo na França. Nesse período, os criollos organizaram diversas manifestações contra o sistema colonial.
Revolta de Francisco Miranda na Venezuela (1749): O criollo Francisco Miranda liderou vários levantes na Venezuela chegando a proclamar a independência, porém sua revolta excluía a participação popular. Sua rebelião foi logo sufocada.Revolta de Tupac Amaru no Peru (1780): Cansado de ver a exploração de seu povo, lutava por melhores condições de vida e para que as leis coloniais fossem, pelo menos, cumprida. Não havia um caráter de independência em seus discursos e cartas. Foi a maior rebelião colonial até então.
Revolta dos padres Hidalgo e Morelos no México (1811 e 1813): A tentativa de independência liderada pelo padreHidalgo no México teve a participação popular, e queria uma condição melhor para a população. Sua rebelião não era bem vista pela elite e foi sufocada e seu líder morto.


2. Os movimentos armados de libertação

• O pensamento liberal do Iluminismo, que influenciou a independência dos Estados Unidos (1776) e os grupos da Revolução Francesa (1789), também se difundiu entre setores da elitecolonial espanhola. Muitos dos ideais antiabsolutistas defendidos pelo liberalismo serviram de justificativa filosófica para a luta contra o domínio colonial espanhol. Assim, as críticas contra o absolutismo europeu se transformaram em anticolonialismo na América espanhola.
Por meio de várias revoltas emancipacionistas, que abrangeram o período de 1810 a 1828, diversas áreas da América espanhola foramconquistando sua independência política. Vejamos um panorama geral dessas lutas.
Na região do México, desde 1810, o padre Miguel Hidalgo e, posteriormente, o padre José Morellos lideraram tropas formadas por muitos camponeses pobres (índios, brancos e mestiços). Além da independência política, esses camponeses lutavam por uma mudança das condições sociais: terra para os pobres, fim daescravidão, igualdade de direitos etc. No entanto, as tropas espanholas, apoiadas pela elite local, derrotaram as tropas populares, pondo fim às rebeliões. Seus líderes, Hidalgo e Morellos, acabaram sendo fuzilados.
Somente em 1821 ocorreria a independência do México, num movimento liderado pelo general Agostinho Itúrbide. Itúrbide, que fizera carreira militar combatendo os rebeldes mexicanos, traiu o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colonização Espanhola
  • Colonização Espanhola
  • Colonização espanhola
  • Colonização espanhola
  • colonização espanhola
  • Colonização espanhola
  • Colonização Espanhola
  • a colonização espanhola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!