Colonização da africa e da asia

Páginas: 13 (3007 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
COLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA 
Processos Coloniais
 A colonização vista de um grosso modo, nada mais é do que um processo em que uma ou mais civilizações exercem algum tipo de dominação sobre outras a fim de atingirem seus próprios objetivos, de satisfazerem suas necessidades. Esse processo, na grande maioria das vezes, gera uma série de malefícios e consequências drásticas aos povossubmetidos.
Surgido no período das Grandes Navegações (séc. XV), momento em que países europeus buscavam expandir suas rotas comerciais. No entanto, relações de dominação existem desde os primórdios das civilizações, entre egípcios e núbios, romanos e gregos, reinos africanos, chineses e tibetanos, entre vários outras. Logicamente, são momentos diversos da história humana e a lógica de dominação, asmotivações e os meios, são únicos para cada momento.
A partir destas pontuações, podemos observar que uma característica marcante do período de colonizações foi a necessidade de se ampliar os horizontes mercantes, de se relacionar com povos diversos buscando alimentar as necessidades emergentes das metrópoles. O que é pretendido para essa introdução ao processo de colonização da África e da Ásia  édeixar esclarecida a diferença entre o período que tem Portugal e Espanha como grandes metrópoles dominadoras, e o posterior, que é iniciado pela Inglaterra.
Portugal, primeira região europeia se unificar e com um histórico comercial mais intenso das regiões do continente, foi também o primeiro reino a enfrentar longas distâncias nos desconhecidos mares mundiais. Os principais objetivos das nações(ou regiões) que participaram desse processo eram a ampliação do comércio com as Índias e, consequentemente, o acúmulo de metais preciosos. Como o mundo era, e é, muito maior que a Europa, a África e a Índia, a América acabou sendo o grande achado para a ávida necessidade de expandir e ampliar o montante. A Inglaterra, que também teve forte participação nesse primeiro período dos processoscoloniais, exercendo forte dominação sobre regiões como América do Norte, Índia, entre outras, foi a primeira a se industrializar. A riqueza deixava de ser um mero acúmulo de metais preciosos e passava a significar meios de se gerar riqueza; Portugal e Espanha ficaram estagnados na etapa de metalizo e não havia construído uma estrutura que os possibilitasse a manutenção de um acúmulo constante deriquezas. Por mais que a Primeira Revolução Industrial tenha começado no final do século XVIII, só começamos a considerar uma nova configuração para os processos coloniais ao final do século XIX, quando outras nações europeias, também industrializadas, passam a disputar com a Inglaterra e entre elas por áreas de dominação. Os focos, que eram América, pontos no litoral africano, e regiões no sul da Ásia,passaram a ser África e Ásia, agora como um todo; os objetivos continuavam sendo comerciais, mas voltados, principalmente, à sustentação e ampliação das industrias das novas metrópoles.

África / Ásia e Europa antes do Imperialismo
 Antes de realmente falarmos efetivamente do período de forte movimentação imperialista, é interessante esclarecermos a situação sócio-político-econômica tanto doscolonizadores como dos colonizados antes do estabelecimento dos novos processos de dominação.
Sabemos perfeitamente que estamos trabalhando com continentes heterogêneos, tanto a Europa com a Ásia e a África, mas é necessário que seja feito, inicialmente, uma análise geral das condições acima explicitadas.
A África, por exemplo, possuía, e já havia possuído, tanto civilizações com organizaçõestribais como grandes impérios (Sudão, Egito, Etiópia, entre outros); nas regiões subsaarianas, predominavam as religiões politeístas, enquanto que ao norte o continente já a muito havia sido ocupado por civilizações árabes e o islamismo era a religião mais presente; a economia do continente, em geral, girava em torno de atividades agropecuárias. A Ásia era constituída, principalmente, de grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colonização da africa e asia
  • A colonização da ásia
  • Africa e Asia
  • Asia e africa
  • Asia e africa
  • africa e asia
  • África e Ásia
  • Colonização da África

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!