Colonialismo- datas

Páginas: 7 (1729 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Colonialismo e Descolonização
24/09/2014
Hoje em dia praticamente não existe colónias.
Existiram duas vagas de descolonização:
1ª vaga americana – Termina com a independência do Uruguai
Depois da II Guerra Mundial, 2ª vaga de descolonização planetária
Os japoneses vão colonizar a Coreia (séculos XIX e XX)
Índia – caso excepcional em termos de descolonização britânica
Guerra civil doCongo -> a guerra mais mortífera a seguir à mundial.
Sessação (continuam a existir nos nossos dias) vs. Descolonização;

A população mundial vai aumentar muito até 2050.
Colonialismo -> política de exercer o controle ou a autoridade sobre um território ocupado e administrado por um grupo de indivíduos com poder militar, ou por representantes do governo de um país ao qual esse território nãopertencia, contra a vontade dos seus habitantes que, muitas vezes, são desapossados de parte dos seus bens (como terra arável ou de pastagem) e de eventuais direitos políticos que detinham.
Ao longo da história, a formação de colónias foi a forma como o ser humano se espalhou pelo mundo.
A exploração maciça dos recursos dos territórios ocupados – incluindo a sua população quase totalmenteaniquilada (américas), ou transformada em escravos que espalharam pelo resto do mundo (África). Isto levou a movimentos de resistência dos povos locais e, finalmente à sua independência, num processo denominado descolonização, terminando estes impérios coloniais em meados do século XX.
Tipos de colonialismo -> historiadores distinguem duas formas de colonialismo com base no número de pessoas do paíscolonizador que se estabelecem na colónia. (de exploração vs. de povoamento)
Exemplo de colonialismo: dominação portuguesa no Brasil; colonização de África; destruição da cultura dos povos andinos; influência da cultura americana em países subdesenvolvidos.
O colonialismo é uma forma de imposição de autoridade de uma cultura sobre outra. Pode acontecer de uma forma forçada com a civilização depoderio militar ou por outros meios como a linguagem e a arte.
A forma mais popular de colonialismo ocorre por interesses capitalistas, quando um país explora os recursos naturais do outro para crescer economicamente.
Exemplo: na América do Sul, isso aconteceu com a colonização portuguesa e espanhola, os colonizadores, movidos por armas de fogo, exploraram e aniquilaram populações locais e dominaramas terras recém-descobertas, designando-se seus donos.
Tipos de colonização
De exploração: são retirados os recursos naturais e minerais do país os quais são comercializados pelos colonizadores.
De povoamento: o interesse é desenvolver a região colonizada. Criam-se leis, há um investimento na economia e melhorias da infraestrutura.
Colonialismo pode ser dividido em duas etapas:
1. Começana Europa Ocidental entre os anos de 1415 e 1800. Liderada por Portugal e Espanha (criaram rotas pelas índias – o interesse era o comércio de especiarias).
2. Tem dois períodos:
a. De 1815 a 1880, quando a política expansionista vinha somente de países da europa já estabelecidos;
b. De 1880 a 1914, quando chegou no continente africano, nas regiões asiáticas e do pacífico.
Esta época éconsiderada o ápice do colonialismo, quando o império da Inglaterra se tornou o maior do mundo. Embora os ingleses tivessem a hegemonia, nações como Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Brasil eram fortes potências do colonialismo.
01/10/14
Estado (definição mais ou menos consensual) -> ordenamento jurídico com soberania sob uma população que existe num determinado território.
Soberania -> população-> território;
Colónia (definição) -> há território mais população colonial (separação geográfica – metrópole) Estão sempre separadas da metrópole pelo mar -> tem de haver uma separação marítima; Subordinação da colónia face à metrópole; não tem política externa; Há uma subordinação política, jurídica, administrativa e económica.
União Soviética -> 15 repúblicas;
Coreia -> colónia japonesa;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colonialismo
  • O colonialismo
  • COLONIALISMO
  • colonialismo
  • Colonialismo
  • Colonialismo
  • Colonialismo
  • colonialismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!