Colombo e os índios - todorov

Páginas: 5 (1131 palavras) Publicado: 18 de maio de 2013
Colombo e os Índios

Todorov busca, nesse capitulo interpretar Colombo a partir de sua mentalidade, foco de sua ação. Para o autor o mundo de Colombo está fragmentado em duas esferas: a natural, a divina e a humana. Estas três esferas impulsionam o desejo da conquista, ou seja, na esfera humana Colombo objetivava a riqueza; na esfera divina a propagação do catolicismo e libertação da TerraSanta; e, por último, na esfera natural a contemplação da natureza. Assim, Colombo se manifestará de forma diferente conforme se dirige a Deus ou aos homens. Entretanto uma observação deve ser feita: diferentemente de nós onde os únicos intercâmbios possíveis são os com os homens e com a natureza, Colombo relaciona-se com Deus como se houvesse um diálogo. Isso sem dúvida condicionará suasinterpretações ao chegar na América, ou melhor, nas Índias, segundo indicações divinas.
O que caracteriza Colombo não é sua fé cristã, mas sua fé. A impressão que temos é que se Colombo fosse Judeu ou muçulmano agiria da mesma forma. Assim, Colombo não se detém aos dogmas cristãos, mas interpreta o mundo como um hermeneuta.
Dentre as crenças que permeiam o imaginário de Colombo a referente ao paraísoterrestre é a que mais o empolga. Acreditando nas crônicas medievais ele acredita que o paraíso terrestre situa-se no oriente, em uma região temperada ao extremo. Para Colombo a terras não seria simplesmente redonda como uma laranja, mas tinha o formato de uma pêra sob a qual repousava uma haste, ponto mais alto da terra, onde se encontra o paraíso terrestre. A partir desse dado podemos perceber queas crenças de Colombo permeavam suas interpretações.
Colombo pautava suas interpretações nos argumentos das autoridades mais do que na experiência. Assim, fundamentava-se na opinião dos ditos santos e sábios teólogos. Isso faz Todorov concluir que as interpretações de Colombo são finalistas, ou seja, a partir dos parecer das autoridades Colombo chega a conclusão. A experiência empíricaapenas fundamenta a confirmação ou correção dos dizeres das ditas autoridades.
Outro traço característico de Colombo, conseqüência de sua profissão de marinheiro, é a noção de que a natureza tem mais afinidade com Deus do que o espírito dos homens. Assim, em suas viagens, Colombo dedica-se mais aos relatos sobre a natureza, enfatizando insistentemente suas características, deixando o homem numplano. Quando estava em jogo seu oficio de navegador o genovês era um tanto quanto mais rigoroso com suas anotações sobre as estrelas, ventos, profundidade do mar e relevo da costa.
Com uma concepção finalista, Colombo aceitava a verdade pré-concebida proveniente dos dizeres das autoridades e, tendo em mãos tal verdade, partia para a legitimação da mesma. Assim os relatos feitos porColombo são recheados de sinais como tufos de ervas que, na interpretação dele, indicavam a presença de terra. Estando em alto mar Colombo sempre presumia que um sinal assinalava a presença de terra. Estando em terra presumia que um determinado sinal indicava a existência de riquezas. A convicção de Colombo sempre vinha antes da experiência. A interpretação de Colombo era condicionada pelo resultado queele objetivava chegar. Colombo só arriscou a viagem às Índias porque tinha em mente o resultado que queria obter. Na mente alheia o resultado de tal aventura era duvidoso enquanto que para Colombo era uma certeza.
Para Colombo a natureza cumpria uma função importante. Era o ponto de partida para três interpretações:
1- Finalista ( os sinais confirmam sua interpretação pautada napré-ciência emanada das autoridades.
2- Interpretação pragmática e eficaz: no tocante a instrumentalização no conhecimento da natureza indispensável ao navegador.
3- Admiração intransitiva da natureza: submissão total a beleza da natureza, sendo um fim em si mesma.
Em relação aos sinais humanos, ou seja, as palavras da língua, o comportamento de Colombo é mais simples: Uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tzvetan Todorov A Conquista Da America Colombo E Os Indios
  • Colombo e os indios
  • Colombo e os índios
  • Colombo e os índios
  • Resenha de Colombo e os Indios
  • Colombo e os índios
  • Antropologia Colombo e os Indios
  • Todorov

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!