Colombo e os índios - analise de textos

Páginas: 5 (1104 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
COLOMBO E OS ÍNDIOS

Auteridade = diferenças

A descoberta da America coloca em questão essas diferenças, porque a America ficou por um longo período afastado dos demais continentes e por isso as diferenças são tão grandes. Quando Colombo desembarcou na America, ele se deparou com índios nus e se decepcionou com os selvagens que havia encontrado. Os índios andavam pelados, do mesmo jeito comonasceram de suas mães e assim Colombo aproxima os índios aos animais e os distância da condição humana. A primeira impressão que Colombo teve dos índios, era que eles eram GENTIS, e muitas vezes os chamavam de idiotas por trocarem produtos por pedaços de vidros quebrados. Mas isso é explicado pelo fato do sistema de trocas dos europeus ser diferente do sistema de trocas dos índios. Os europeus sepreocupam com o valor financeiro, já os índios não se preocupam com esse sistema de troca já que seu objetivo não visa o lucro e sim as trocas simbólicas. Em uma segunda impressão, Colombo considera os índios como LADRÕES, porque os índios entravam nas cabanas e se serviam do que queriam como se as coisas fossem deles e assim colobo diz que os índios estavam longe de serem gentis e que narealidade não passavam de ladrões.

Naquela época o conceito de cultura ainda não existia porem Colombo tinha dificuldade de lidar com as diferenças americanas. Os índios, certa vez chegaram a enterras as estátuas sagradas e urinaram em cima, os europeus por sua vez o castigaram porem, houve uma falta de comunicação, pois o que para um pode ser sagrado, para outros pode não ser. Esse fato pode serexplicado pelos costumes diferentes que eles tinham.

Para Colombo os índios estavam nus, porém estavam carregados de símbolos de sua cultura como cocais e tatuagens. Colombo ainda caracterizava os índios pela negação, ou seja, eles não tinham armas, não tinham exercito, não tinham rei e nem tinham religião, ou seja, não tinham NADA e eram pacíficos. Novamente fica clara a negação de Colombo diantedas diferenças.

Para Colombo os índios estavam nus fisicamente e culturalmente os igualando assim a natureza e os afastando da posição humana.

Queriam catequizar os índios e impor o cristianismo. Ora queriam catequizar porque consideravam os índios como pessoas com almas, ora queriam subjugá-los por considera-lo como animais que não tem alma. ORA CATEQUIZAR, ORA ESCRAVIZAR.

Quando fazemo que Colombo gosta eles são bons.... quando não fazem o que Colombo gosta eles são ruins.

Índios achavam que os espanhóis eram seres divinos e tinham medo disso. Colombo quer impor seus costumes nos índios, quer que eles aderem a sua cultura e tradição para que assim deixem de ser selvagens e passem a ser pessoas civilizadas. Com isso ele resolve levar os índios para a Espanha tentandoensina-los seus costumes.

A VIAGEM Á TERRA DO BRASIL

O conflito entre protestantes e católicos, fez com que Lery se refugiasse em uma aldeia de TUPINAMBAS e escreveu seu relato a partir disso. Lery é bem realista comparado a Colombo que não aceita as diferenças. Pelo fato de ter convivido por um bom tempo com os índios, Lery faz uma boa descrição. Diferente de Colombo, Lery reconhece os sinais decultura dos índios como os colares, cocares, pinturas, vestimenta e etc.

Em alguns momentos Lery diz que o modo de vida dos tupinambás é melhor do que o modo de vida do europeu, e ele ainda faz comparações colocando índios e europeus no mesmo patamar.

Ele condena a nudez, porem da explicação para os índios não utilizarem vestimenta como o calor e os diversos banhos ao dia.

Durante o seutexto, Lery descreve muito bem os índios. No inicio do texto compara o clima de onde os índios residem com o clima europeu, dizendo que na Europa é muito frio e chega a gear diferente do clima quente onde os índios moravam.

Os índios andam nus, sem nenhum pudor. Descreve alguns costumes dos índios como os rapazes que furam o beiço na infância e usam no buraco um osso bem polido o que os deixa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colombo e os indios
  • Colombo e os índios
  • Colombo e os índios
  • Colombo e os índios
  • Resenha de Colombo e os Indios
  • Antropologia Colombo e os Indios
  • Analise Contabil Colombo
  • Estudo de texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!