coloide

Páginas: 9 (2209 palavras) Publicado: 21 de março de 2014
DESTILAÇÃO SIMPLES

Montou-se o sistema de destilação simples. No balão de fundo chato, adicionou-se 100ml de solução de Sulfato de Cobre penta hidratado (CuSO4,5H2O) e algumas pérolas de vidro para evitar o superaquecimento. Cuidando da temperatura, lentamente a solução entra em ebulição. A água passa para o estado gasoso e vai para o condensador, onde é resfriado e torna-se líquido novamente.No final tem-se água pura no erlenmeyer e CuSO4 retido no balão de fundo chato.

DISSOLUÇÃO FRACIONADA

Misturou-se ½ espátula de enxofre e uma espátula de Sulfato de Cobre em um almofariz. Triturou-se com o pistilo obtendo-se um pó e transferiu-a para o béquer, adicionando água. Notou-se a dissolução do cobre, o enxofre não. Filtrou-se a mistura em funil comum. O enxofre ficou retido(sólido), e a solução de cobre foi filtrada.

CENTRIFUGAÇÃO

No tubo de ensaio, pipetou-se 5 mL de leite e algumas gostas de ácido acético diluído. Na centrífuga, colocou-se outro tubo de ensaio contendo em água a mesma quantidade da solução anterior para equilibrar o conjunto. Ligou-se a máquina no tempo de 3 segundos. Foram feitas observações e anotadas.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

FILTRAÇÃOSIMPLES

Processo utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido (CuSO4 não dissolvido) e líquido (CuSO4 dissolvido). Como parte do cobre permaneceu sólido, suas partículas ficaram retidas no filtro dobrado (esse utilizado quando a parte que interessa na filtragem seja líquida), já as partículas líquidas, por serem menores, atravessam os poros do filtro, separando-se um líquido livre deimpurezas sólidas.

A adição com o conta gostas de NaOH sobre o CuSO4 formou-se um precipitado gelatinoso:

CuSO4 + 2NaOH ------> Cu(OH)2 + Na2SO4

O CuSO4 é solúvel em água (cor azul na solução). O NaOH é solúvel, mas o Cu(OH)2 é insolúvel e precipita-se. O Na2SO4 é solúvel. Assim, o precipitado é azul e gelatinoso, por esse motivo utilizou-se a Filtração a vácuo para obter melhor resultadofinal.

FILTRAÇÃO A VÁCUO

Quando as partículas sólidas são pequenas e formam uma “pasta” cobre o líquido, estas acabam entupindo os poros do filtro. Com o vácuo, ele obriga o ar atmosférico a passar pelo filtro, arrastando o líquido com ele.

DECANTAÇÃO

Serve para separar misturas heterogêneas e se baseia na diferença de densidade dos líquidos. Utilizou-se esta técnica para separar oIodo da água através de um solvente, o clorofórmio.

O Iodo é pouco solúvel em água, mas altamente solúvel em compostos como o clorofórmio, ao qual adquire a cor violeta. Quando dissolvido em éter ou álcool, o iodo forma uma solução marrom. Portanto, como o iodo é uma molécula apolar, tem baixa solubilidade em água sendo mais solúvel em solventes apolares (clorofórmio e tetracloreto de carbono).Com a adição do clorofórmio, a água permanece em cima (menor densidade) e o clorofórmio com o iodo extraído, em baixo. Realizou-se a retirada do iodo.

DESTILAÇÃO SIMPLES

Processo utilizado para separar misturas homogêneas, do tipo sólido-líquido, quando a diferença dos pontos de ebulição dos componentes é acentuada. Utilizou-se algumas pérolas de vidro para evitar uma mudança brusca detemperatura e elevar os choques das moléculas.

Durante o processo, a água foi lentamente evaporando e passando seu vapor até o condensador, onde ocorre o resfriamento e ela torna-se líquida novamente. No balão de vidro, restou apenas a solução azul de CuSO4 e a água foi destilada e recolhida no erlenmeyer.

DISSOLUÇÃO FRACIONADA

Através de um solvente, separou-se as misturas sólido-sólido comdiferenças de solubilidade.

Adicionou-se água na mistura de enxofre e sulfato de cobre, notou-se a dissolução desse na água e um precipitado de enxofre. Através da filtração comum, separa-se o componente que não se dissolveu, o enxofre, que fica retido no funil. A solução e o sulfato de cobre podem ser destilados para a separação total do componente do solvente.

CENTRIFUGAÇÃO

Quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colóides
  • Colóides
  • coloides
  • coloides
  • Colóides
  • coloides
  • COLÓIDES
  • Coloides

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!