Collor e lula

Páginas: 2 (415 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Tudo começou com a dúvida, quem irá suceder Sarney? Então teve início a grande corrida, as eleições de 1989 foram disputadas inicialmente por nada menos que vinte e dois candidatos a presidência doBrasil. Logo esse número foi se afunilando e restaram em uma disputa polêmica somente Lula e Collor, no segundo turno.

Lula era popular, o famoso barbudo, na época, tinha surgido das greves do ABC,temido por praticamente todo mundo que tinha ligação com o poder – porque, naquela época sim, certamente o Lula ia colocar o socialismo na ordem do dia no governo brasileiro. A campanha do homem eramuito marcante, com as chamadas da “Rede Povo” e com o apoio da maioria da classe artística brasileira. Assim os outros candidatos formaram uma verdadeira corrente-para-frente no sentido de derrubarLula e colocar um candidato mais “adequado” no Planalto.


Eis que surge no Nordeste: Fernando Collor, o “caçador de marajás”, que vinha encabeçando uma coligação de partidos insignificantes, mascontando com o apoio massivo da grande mídia. Um candidato “bonitão”, carismático, que falava bonito e tal – ou seja, com tudo para concluir o fracasso que acabou sendo.

O confronto Collor x Lula,ocorreu com baixarias generalizadas, todo debate foi alterado pela edição da rede globo para prejudicar Lula e a eleição final de Collor, que depois seria escorraçado com o impeachment. O resultado dasurnas acabou sendo um choque, uma surpresa, porque na realidade para muita gente, Lula era bem ou mal a personificação de uma grande mudança, uma figura do povo que há muito lutava pela democracia epelos direitos dos trabalhadores, alguém que se identificava com a população e que no fim acabou preterido em nome de um político de rosto simpático, palavras bonitas e pouca ética.

As eleições de1989 ficaram na história, até Silvio Santos se candidatou para tentar entrar na disputa. Felizmente foi uma tentativa sem sucesso. Inclusive outro fato marcante foi o jogo “sujo” de Collor, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia Brasileira de Collor a Lula
  • Economia Dos Governos Sarney Collor FHC E Lula
  • RELAÇÕES COMERCIAIS BRASIL E EUA NOS GOVERNOS COLLOR, ITAMAR, FHC, LULA E DILMA.
  • Fora collor
  • Collor
  • Collor
  • collor
  • collor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!