Collor de melo

Páginas: 3 (537 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
Fernando Affonso Collor de Mello
é um político, jornalista, economista, empresário e escritor brasileiro. Nasceu no Rio de Janeiro. Veio de uma família de grande tradiçãopolítica. Fez seus estudos secundários em Brasília e cursou economia na Universidade de Brasília.
Em Maceió, dirigiu o jornal Gazeta de Alagoas. Começou sua carreira na política em 1979, quando foi nomeadoPrefeito de Maceió. 3 anos depois, elegeu-se deputado federal pelo PDS. Elegeu-se pelo PMDB a governador de Alagoas. Sua gestão ficou conhecida pela “caça aos marajás” no Brasil inteiro.
Em 1989, foieleito pelo voto direto presidente da república, sendo o primeiro depois da ditadura militar que durou 20 anos. Elegeu-se pelo PRN, um partido desconhecido, vencendo o candidato Luís Inácio Lula daSilva, do PT.
A gestão, enquanto presidente, foi marcada por polêmicas. Uma delas foi o congelamento da poupança, iniciativa planejada pela então ministra da fazenda Zélia Cardoso de Melo e que tinha aintenção de combater a alta inflação. Porém, algumas atitudes que o presidente desempenhou como um pacote rígido de corte de gastos do aparelho estatal, privatizações, abertura de mercado do país aocapital estrangeiro e a promoção de maior concorrência de produtos nacionais junto aos estrangeiros foram responsáveis pela modernização econômica brasileira.
Em 1992, enfrentou denúncias que partiramde seu irmão Pedro Collor, de corrupção passiva e tráfico de influência. O irmão do presidente revelou que PC Farias, além de ser o tesoureiro da campanha de Fernando Collor, receberia benesses dogoverno. A CPI do congresso investigou as denúncias e acabou por culminar no impeachment. Collor renunciou e foi proibido de exercer funções políticas por 8 anos. Mudou-se para Miami, onde viveu pormuito tempo. O STF considerou Collor inocente em 1995, absorvendo-o das acusações.
Foi eleito senador pelo estado de alagoas em mandato de 8 anos, em 2007.

Casa da Dinda
é o nome da mansão da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Collor de Melo
  • Fernando Collor de Melo
  • Seminário fernando collor de melo
  • Julgamento, contra fernando collor de melo
  • Fora collor
  • Collor
  • Collor
  • collor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!