Colisões e conservação de momento linear

Páginas: 10 (2434 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA




COLISÕES E CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR

CUIABA
2013

EVANDRO

COLISÕES E CONSERVAÇÃO DE MOMENTO LINEAR

ORIENTADORA: PROF........

CUIABA
2013
RESUMO

O trabalho consiste em lançar uma esfera metálica no topo da canaleta,no final do trajeto da canaleta ela se chocara com outra esfera,demesmo peso,as duas seguirão trajetos que formarão um certo ângulo,através dessa distância poderemos calcular a velocidade das esferas em conjunto,sendo assim a média,e a velocidade final de cada esfera metálica,no final da experiência,estudaremos o que aconteceu nesse tipo de movimento linear com colisão.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................41.2 OBJETIVO.......................................................................5

2 CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR....................6
2.1 O QUE É MOMENTO LINEAR?.....................................6
2.2 O QUE SÃO COLISÕES...................................................6
2.3 ESTUDOS DAS COLISÕES.............................................6-7

3 MATERIAIS EMETODOS..................................................8
3.1 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS...........................8-9

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES...........................................9-10-11-12

5 CONCLUSÃO.........................................................................13
6 BIBLIOGRAFIA......................................................................14

1 INTRODUÇÃO

A ideia daexistência de uma grandeza que medisse a quantidade de movimento do Universo e que permanecesse invariável com o tempo nasceu na verdade de especulações filosóficas. Para os pensadores do século XVII era impossível conceber que o Universo – divina criação – pudesse ser um mecanismo imperfeito, cujos movimentos cessassem algum dia. Para eles, a quantidade de movimento do Universo, fosse lá o que fosse,deveria manter-se invariável, apesar da interação entre os corpos. Mas que grandeza seria essa?
Muitos filósofos e cientistas se debruçaram sobre o problema, sem conseguir resolvê-lo. Foi René Descartes (1596-1650), notável cientista e filósofo francês, quem começou a desvendar a questão. Ele propôs que essa grandeza, à qual deu o nome de quantidade de movimento, corresponderia ao produto damassa m do corpo por sua velocidade escalar v. Assim, segundo Descartes, nas interações entre os corpos, a grandeza escalar Q = mv se manteria invariável.
Coube a Isaac Newton (1642-1727) formular de maneira correta e completa a hipótese cartesiana. Na realidade, a grandeza criada por Descartes mantinha-se invariável apenas em algumas situações, não se mantendo constante, por exemplo,quando as colisões entre os corpos deixavam de ser frontais. Newton propôs, então, que a quantidade de movimento de um corpo deveria ser uma grandeza vetorial (Q ), e não escalar, como supusera Descartes. Desse modo, a quantidade de movimento seria dada pelo produto da massa m do corpo pela velocidade vetorial v, Q = mv. Com essa formulação, os cientistas verificaram ser verdadeiro que a quantidade demovimento total do Universo permanece constante.
Em 1666, membros da Royal Society of London assistiram a uma demonstração durante uma de suas reuniões. Duas bolas de madeira dura (com massas e diâmetros iguais) foram suspensas formando dois pêndulos. Ao suspender e abandonar uma das bolas em certa altura, deixando a segunda parada, a bola abandonada fez um movimento de descida e, após acolisão com a segunda bola, a primeira ficava parada enquanto a segunda adquiria movimento. Diminuindo- se o atrito, o movimento das bolas se repetia, ou seja, a bola seguinte voltava a colidir com a primeira e então retornava ao ponto de onde foi suspensa.
Todavia, a análise dessa realização experimental, seguindo apenas a lei da conservação do momento linear, não possibilita explicar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lista de exercicio- conservação da energia-momento linear- colisões e centro de massa.
  • CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR
  • Conservaçao Momento Linear
  • Conservação do momento linear
  • Conservação do Momento Linear
  • Conservação do momento linear
  • A conservação do momento linear na fisica
  • Conservação do momento linear

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!