COLIFORMES

343 palavras 2 páginas
COLIFORMES

Os coliformes são bactérias gram-negativas, anaeróbicas facultativas em forma de bastonetes. Também são conhecidos como grupo coli-aerogenes. Os critérios utilizados para identificação são a produção de gás proveniente da glicose e a fermentação da lactose até a produção de ácido e gás em um período de 48 horas a 35 °C.
O grupo dos coliformes inclui espécies do gênero Escherichia, Klebsiella, Enterobacter e Citobacter, além de E. coli . ( Microbiologia da Segurança Alimentar- Stephen J. Forsythe. pg 158).

COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES

Este grupo é composto por bactérias da família Enterobacteriaceae, capazes de fermentar a lactose com produção de gás, quando incubados a 35- 37 °C, por 48 horas.São baciolos gram-negativos e não formadores de esporor.
A presença de coliformes totais no alimento não indica necessariamente contaminação fecal recente ou ocorrência de enteropatógenos.

COLIFORMES FECAIS E ESCHERICHIA COLI

Bactérias pertencentes a este grupo correspondem aos coliformes totais que apresentam a capacidade de continuar fermentando a lactose com produção de gás, quando incubadas a temperatura de 44-45,5 °C. Nessas condições, ao redor de 90% das culturas E.coli são positivas.
A pesquisa de coliformes fecais ou de E.coli nos alimentos fornece, com maior segurança informações sobre as condições higiênicas do produto e melhor indicação da eventual presença de enteropatógenos.
Em alimentos vegetais frescos, o único indicador válido de contaminação fecal é a E.coli, uma vez que os demais indicadores de contaminação fecal são encontrados naturalmente nesse tipo de alimento. Em alimentos frescos de origem animal, a ocorrência de números elevados de Enterobacteriaceae pode indicar manipulação sem cuidados de higiene e ou armazenamento inadequado.
Em alimentos processados, a presença de um número considerável de coliformes ou de Enterobacteriaceae pode indicar processamento inadequado, proliferação microbiana etc. Resultados negativos obtidos

Relacionados