COLEÇÃO PAIXÃO: REFLEXÃO SOBRE O AMOR CONTEMPORÂNEO

2229 palavras 9 páginas
XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa
Universidade de Fortaleza
21 à 25 de Outubro de 2013

COLEÇÃO PAIXÃO: REFLEXÃO SOBRE O AMOR CONTEMPORÂNEO.
1

Rafaela Carolinne Uchôa Monteiro* (IC)
Roberta Manuela Barros de Andrade (PQ)2
Ana Paula Oliveira da Silva (IC)3
Glaydiane Gois Mesquita (IC)4
5
Jefferson José Rodrigues Borges

1.
2.
3.
4.
5.

Universidade Estadual do Ceará – PIBIC/CNPq.
Universidade Estadual do Ceará.
Universidade Estadual do Ceará – IC/UECE.
Universidade Estadual do Ceará – ICT/FUNCAP.
Universidade Estadual do Ceará. rafaelacarolinne@gmail.com Palavras-chave: Amor. Literatura de massa. Romances sentimentais.

Resumo
Em tempos de uma sociedade moderna e complexa, cujas relações sociais parecem ser regidas primariamente pelo mercado, pensar no amor se mostra uma tarefa para além da lógica sentimentalista.
Esse conceito de amor deve ser datado ao longo de períodos específicos da história, das sociedades, deve ser entendido como mutável, não como uma característica imanente ao ser, como é sempre visto pelos demais. Na literatura, e em especial na literatura de massa do século XX, percebemos a intensa presença de uma descrição de tipologias do amor, retratados de forma contínua e explícita em romances sentimentais de banca, um dos gêneros mais populares e consumidos no mercado editorial contemporâneo, em que o relacionamento amoroso entre o casal de protagonistas assume foco central.
Partindo dessas ideias preliminares, este trabalho pretende investigar um determinado selo editorial da
Harlequim Books — a coleção Paixão —, principal difusora desse tipo de narrativa amorosa, visando compreender como o amor é representado nas suas histórias cujo enredo se apresenta em um cenário contextual bastante atual e idealizado.

Introdução
Estilo literário bem popular e um tanto rechaçado pela literatura erudita e seus críticos, os romances sentimentais mostram-se como um gênero onde o culto às emoções e ao sentimento é

Relacionados