Coleta Seletiva Giselane

655 palavras 3 páginas
Metodologia
Educação ambiental é conscientizar à preservação do meio ambiente e a utilização de forma sustentável dos recursos naturais, tal conscientização que se inicias na educação infantil do ser humano. Assim, sabemos que a maioria tem a consciência das medidas preventivas ao meio ambiente, porem a pratica dessas medidas é pouco utilizada.
Uma dessas medidas é a coleta seletiva ou recolha seletiva que é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.
1. Como é feita a coleta seletiva
A coleta seletiva do lixo constitue em separar o lixo em grupos distintos, cada um com tipos de lixo correspondente com sua classificação. Sem o processo da separação do lixo não é possível fazer reciclagem, pois nas usinas de tratamento e reclagem idealmente o lixo já deve chegar o mais separado possível.
Separação do lixo
A separação do lixo é feita da seguinte maneira, devem ser colocados cestos de lixos com identificação para lixos de papéis, plásticos, metais e/ou alumínio, vidros, orgânicos, etc. Cada um deverá possui uma cor de identificação que facilita a coleta. As cores correspondentes são:
Cor
Tipo de lixo
Azul
Papel/papelão
Amarelo
Metal
Verde
Vidro
Vermelho
Plástico
Marrom
Orgânico
Laranja
Resíduos perigosos
Preto
Madeira
Cinza
Resíduos gerais não recicláveis ou misturados, ou contaminado não passível de separação
Roxo
Resíduos radioativos
Branco
Resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde
Tabela de cores e tipos de lixo: Coleta Seletiva de Lixo

Para fazer a coleta seletiva de lixo é preciso que os serviços de coletagem do lixo consiga recolher e destinar o lixo como classificado. De nada adianta uma pessoa fazer a classificação do lixo em casa e este ser misturado no caminhão que recolhe o lixo. Portanto, este não é um processo individual e sim coletivo. Algumas cidades do

Relacionados