Coleta de informarções proposta por Bernd Löbach

912 palavras 4 páginas
Coleta de informarções proposta por Bernd Löbach
-Análise da necessidade
-Análise da relação social homem-produto
-Análise da relação produto-ambiente

Bernd Löbach


O processo de design de Löbach (2001)

Löbach tem uma metodologia divida em quatro fases distintas porém inseparáveis. Entrelaçadas umas às outras com avanços e retrocessos, são elas: análise do problema; geração de alternativas; avaliação das alternativas; e realização da solução do problema.
Neste tópico veremos a etapa de Coleta de Informações localizada na primeira fase, Análise do problema (em azul na imagem abaixo).



Coleta de informações proposta por Löbach:

Com o conhecimento do problema segue-se para uma análise do mesmo, que dependendo da importância e abrangência, pode ser mais detalhada ou ampliada. Com isso Löbach dividiu a Coleta de Informações em etapas de Análises. Cada uma delas busca informações para complementar o estudo e por fim continuar o projeto com uma boa base de informações. Isso faz com que o profissional do Design não perca tempo trabalhando em algo que não lhe trará retorno ou algo que não atrairá atenção do consumidor. Vamos à elas:

1 - Análise da necessidade:




A análise da necessidade é onde pesquisamos a importância do desenvolvimento e/ou aprimoramento de um produto. Procurando saber o quão interessadas as pessoas estão na solução do problema ou na criação desse novo produto.
Com a criação de perguntas podemos obter informações para que ao fim desta fase possam ser analisadas, com cautela, e dar prosseguimento ao projeto. Ex.:
Qual a opinião do público sobre o produto? Quais necessidades serão sanadas?
Por quê o produto deve ser desenvolvido/aprimorado? Quão necessário é este produto no mercado?

2- Análise da relação social homem-produto:



Nesta etapa o designer busca saber quem vai utilizar o produto, qual o público alvo, classe social e ainda se vai proporcionar prestígio social.
O Designer

Relacionados