coleta de dados

Páginas: 3 (639 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
COLETA DE DADOS
Antes de falarmos sobre os tipos de métodos que temos para essa coleta, falaremos resumidamente e entenderemos sobre oque é a coleta de dados:

A coleta de dados é o ato depesquisar, juntar documentos e provas, procurar informações sobre um determinado tema ou conjunto de temas correlacionados e agrupá-las de forma a facilitar uma posterior análise.
A coleta de dados ajudaa analisar ponto a ponto os fatos ou fenômenos que estão ocorrendo em uma organização, sendo o ponto de partida para a elaboração e execução de um trabalho.
Para a elaboração de um projeto com tema edelimitações já determinados o próximo passo é a coleta de dados e informações.

MÉTODOS DE COLETA DE DADOS
A primeira coisa que se pensa quando é falado em coleta de dados, é como serão essesmétodos para serem coletados os dados para a análise de cargos. Tradicionalmente costuma ser usado um dos seguintes métodos que citaremos abaixo:

- MÉTODO DA OBSERVAÇAO LOCAL:
Esse é um métodofundamental para estudo de análise de cargos dentro de uma organização, esse tipo de coleta é considerado como primeiro método a ser utilizado.
É usado para cargos cuja suas funções sejam operacionais,manuais ou tarefas repetitivas, ou seja, quando através de uma observação do funcionário trabalhando você consegue descrever e especificar as tarefas que compõe os cargos.
Esse método é utilizado paracargos do grupo operacional.

VANTAGENS:
∙ Permite uma melhor compreensão dos objetivos que cada tarefa compõe, também uma melhor relação do cargo com outros, e das operações envolvendo maquinas eequipamentos;
∙ Permite verificar no lugar as responsabilidades pertencentes ao ocupante do cargo e as condições ambientais onde estão sendo desenvolvida pelos trabalhadores;
∙ Não há necessidadedo colaborador paralisar o trabalho em que realiza.
DESVANTAGENS:
∙É um método lento, muito demorado que encarece o processo de coleta de dados, pois exige muito tempo do analista de cargos;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coleta de dados
  • Coleta De Dados
  • Coleta de dados
  • COLETA DE DADOS
  • coleta de dados
  • coletas de dados
  • Coleta de dados
  • Coleta de dados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!