colesterol

Páginas: 4 (829 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
Fundação de Ensino de Contagem – FUNEC/CENTEC
Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico
Análises Clínicas
COLESTEROL
Professor: Domingos
Data da prática: 6/10/2014 Data deentrega: 20/10/2014
Nome: Amanda Morais Campos. N°: 3Turma: 3º A
Contagem
Agosto/2014
Resumo:
O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. Ocolesterol está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. Noentanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. 
Introdução:
Podemos dizer que existem vários tipos de colesterol circulando no sangue.O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Como visto, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue" e, como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel nosangue. Por isso, o colesterol precisa da "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções. A associação entre proteínas e colesterol dá origem às chamadas lipoproteínas. Essas, sim, são aptas aviajar por todo o organismo via corrente sanguínea. As lipoproteínas - ou apenas colesterol - assumem algumas formas, sendo divididas em "bom colesterol" (HDL - ou alta densidade) e "mau colesterol"(LDL - ou baixa densidade).
Pesquisas provaram que o bom colesterol (HDL) retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação do organismo. Por isso, é benéfico. Já o mau colesterol (LDL) faz oinverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso, traz diversos malefícios.
Muitos fatorespodem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta.
A dieta rica em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colesterol
  • O Que Colesterol
  • Colesterol
  • Colesterol
  • Colesterol
  • Colesterol
  • Colesterol
  • Colesterol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!