Coleboração na internet

715 palavras 3 páginas
2 mentes pensam melhor do que uma, imagine 10,000 mentes? Essa é a ideia que vem por trás da cultura da colaboração na internet, que hoje é seguida até mesmo por grandes empresas, como Google e Facebook, através de seus Api’s que permitem que programadores e empresas de todo o mundo criem com base em seus códigos, mais tarde esses novos aplicativos podem ser comercializados ou disponibilizados gratuitamente, muitas vezes esses novos apps são comprados e incorporados ao serviço original.

Mas não é só em grandes corporações, onde o código é liberado após certo tempo, que isso ocorre. Alguns sites e serviços conhecidos no mundo online foram criados já com esse propósito, e foi exatamente isso que os fez grandes. Wikipedia e WordPress são grandes exemplos disso. São plataformas abertas que dependem da colaboração de seus usuários para se manterem vivas e atualizadas.

O Wikipedia é hoje a maior enciclopédia já feita, criada totalmente por seus usuários, o diferencial do site é permitir que qualquer pessoa crie ou edite seu conteúdo, fazendo com que ele seja uma fonte confiável, pois para cada pessoa que quer estragar seu conteúdo, outras 10 ou mais querem fazer aquele conteúdo melhor.

Já o WordPress se tornou o principal CMS (gestão de conteúdo) da Internet, através de anos de colaboração, o sistema de gerenciamento de conteúdo gratuito e aberto, se transformou também no mais seguro, completo e prático para utilização tanto de usuários leigos quanto de programadores avançados, pois permite a criação de um site com apenas um clique para o usuário que precisa de um blog simples, ou também a criação de sites, portais ou lojas virtuais completas, permitindo que os usuários mais avançados criem layouts e funções através de códigos html, php e também o famoso “codex” que a documentação disponibilizada para todos os usuários, onde é apresentado a biblioteca de funções do WordPress.

Podemos observar que para grandes ou pequenas empresas, o objetivo da colaboração é o

Relacionados