COLEÇÕES BIOLÓGICAS: BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO

Páginas: 9 (2017 palavras) Publicado: 14 de dezembro de 2013
COLEÇÕES BIOLÓGICAS: BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO






Relatório a ser entregue a professora Luciana Iannuzzi, na disciplina de Sistemática no curso de Ciências Biológicas – Bacharelado da UFPE, a fim de se obter nota.


Recife – PE
2013






















“Coleções são importantes para estudos sobre biodiversidade e conservação.”Luciana Iannuzzi

Resumo

Este relatório tem como objetivo descrever as coleções biológicas vistas na UFPE. Mostrar e detalhar cada coleção, o que implica em descrever procedimentos de coleta, e métodos de conservação dessas coleções. Será possível descrever as coleções com base na visita feita ao Espaço Biodiversidade do Laboratório Central, a Micoteca e a coleção de aves do CCB. As coleçõesvisitadas foram as seguintes: Mamíferos; Insetos; Aracnídeos; Poríferos; Aves e Fungos. Este relatório visa ainda enfatizar a importância das coleções biologias tendo em vista sua importância em relação a estudo e conservação de espécies além de seu papel na defesa da biosfera.

Palavra chave: Coleções Biológicas; Conservação; Micoteca; Espaço Biodiversidade; Laboratório Central; CCB; UFPE;Coleta; Mamíferos; Insetos; Aracnídeos; Poríferos; Aves; Fungos; Biodiversidade; Biosfera.

















Sumario

1 Introdução
2 Espaço Biodiversidade
3 Mamíferos
4 Insetos
5 Aracnídeos
6 Poríferos
7 Aves
8Fungos
9 Importância Das Coleções Biológicas
10 Conclusão













Introdução

As coleções biológicas implicam no reconhecimento de espécies a fim de melhorar os estudos acerca de determinada espécie, grupo e faz a ligação direta entre os danos causados pelos humanos a biosfera, além de enfatizar a importância da conscientização em relação aoecossistema, tendo em vista a ligação direta que as coleções biológicas fazem com o passado, dando a oportunidade de observar a evolução e/ou extinção de espécies através de gerações.




















1 Espaço Biodiversidade

O Espaço Biodiversidade Fica no Laboratório Central da Universidade Federal de Pernambuco e abriga as coleções de Mamíferos, Insetos, Aracnídeos e Poríferos.O mesmo conta com ambiente climatizado e livre de umidade a fim de conservar as coleções lá existentes.
Durante a visita as coleções biológicas não se permitiu tirar fotos, tendo em vista que no local se encontra projetos ainda em andamento, e a publicação indevida do material pode acarretar em plagio e/ou roubo do trabalho, já que o mesmo ainda não foi publicado.



2 Mamíferos

A coleçãode Mamíferos da UFPE foi fundada pelo professor Dioclécio de Queiroz Guerra, em 1968, e atualmente encontrasse sobre a curadoria do Professor Diego Astúa, e conta com um acervo de mais de 2.800 exemplares tombados, e constitui a segunda maior coleção do nordeste, perdendo apenas para UFPB.
A coleção possui 13 armários: 10 para coleções secas, que são os mamíferos taxidermizados, e 3 paracoleção em via úmida, que são os fixados em formol e conservados em álcool.
Os animais chegam à coleção a partir de captura e/ou doação. O que ocorre quando um animal é atropelado, e/ou morre, ou quando o IBAMA está superlotado e faz doação a UFPE.



3 Insetos

A coleção de insetos da UFPE encontrasse sobre a curadoria da Professora Luciana Iannuzzi. A coleção é seca, ou seja, os insetos sãoalfinetados e etiquetados. A coleção é feita a partir da captura, morte, desidratação, montagem com alfinetes, etiquetagem e guardados em caixas entomológicas.
A captura é feita com armadilhas, as mais comuns são: Puçá; Cola Entomológica; Delta; Pitfall. A morte é feita por asfixia ou pote com álcool ou formol, depende do inseto. A desidratação é feita em uma estufa, e logo em seguida se faz a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conservação da Biodiversidade
  • Conservação da Biodiversidade
  • Conservação da Biodiversidade
  • Conservação Biológica
  • conservação da biodiversidade
  • Conservação da biodiversidade
  • Conservação Biológica
  • EDUCOMUNICACAO E CONSERVACAO Biodiversidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!