colar

Páginas: 5 (1099 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013
1. Significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;

A administração é o processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos, que procura assegurar a eficácia e eficiência das organizações. A administração não é somente um processo linear de decisões e ações para planejar, organizar, dirigir e controlar, porém ela constituiuma atividade de integração, conjunção, arranjo, foco e impulsionamento. Atualmente, a teoria administrativa considera seis variáveis reunidas:
Ênfase nas tarefas; Em 1903 surge a Administração Científica, pensada por Frederick Taylor, que propõe a completa racionalização do trabalho ao nível operacional. Neste modelo o importante é que as tarefas sejam cumpridas dentro de prazos estabelecidos.Para abreviar o tempo de execução uma tarefa e reduzir custos são feitos estudos da organização do trabalho que observam a empresa como um sistema fechado, mecânico, previsível. A regra é a produtividade.

2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas, e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes epremissas;

Administração Científica; foi iniciada por Taylor em 1903, considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais, seus principais enfoques é a racionalização do trabalho no nível operacional.

Teoria Clássica; Foi iniciada por Fayol em 1916 para o tratamento da administração como ciência na formatação e na estruturação dasorganizações e também após as consequências da Revolução Industrial, que trouxe o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de aumentar a produção de bens, reduzindo a imprevisão, melhorando a eficiência e aumentando a competitividade, seus principais enfoques é na organização formal, princípios gerais da administração e das funções do administrador.
Representantes; FrederickTaylor, Henry Ford, Frank, Lilian Gilbreth, Henry Grant, Henry Fayol.

Teoria Neoclássica; Foi iniciada em 195 corrente eclética e paragmática, baseada na atualização e no redimensionamento da teoria clássica e na ênfase colocada nos objetivos. Ela também é a teoria clássica modernizada e reestruturada, carrega no seu eixo a dualidade da centralização da autoridade de Fayol e a descentralização daautoridade característica da organização funcional de Taylor.
Representantes; Peter Ferdinand Drucker, Harold Koontz, Cris, William H. Newman, Ernest Dale, Jhon W. Humble, George Odiarne, Ralph Davis e Alfred Sloon.

Teoria da Burocracia; Foi iniciada em 1909, baseada nos trabalhos de Max Weber, descreve as características do modelo burocrático de organização tendo enfoque na organização formalburocrática e na racionalidade organizacional.
Representantes; Max Weber (1864-1920) e estudiosos que colaboraram para explicitar a Teoria da Burocracia foram; Robert K. Merton, Philip Selznich, Alvin Goidner, Peter M. Blau, Richard Scott, Reinhard Berdex, Robert Michels, Terence Hapkins, Daniel Katz e Robert L. kahn.

Teoria Estruturalista; Foi iniciada em 1947, baseada na sociologiaorganizacional, procura consolidar e explandir os horizontes da administração. Tem enfoque na múltipla abordagem: - organização formal e informal
-análise intraorganizacional e interorganizacional.
Representantes; James, D. Thompson, Victon A. Thompson, Amitai Etzioni, Peter M. Blau, David Sills, Burston Clake e Jean Viet.

Teoria das Relações Humanas; Foi iniciada em 1932 com a experiência deHawthorne, combatia os pressupostos clássicos através da ênfase nas pessoas e nas relações humanas, tem enfoque na organização informal, mostração, liderança, comunicações e dinâmica de grupo.

Teoria do Comportamento Organizacional; iniciada em 1957, baseada na psicologia organizacional redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas tem enfoque nos estilos de administração,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o colar
  • Colar
  • colar
  • Colar
  • colar
  • Colar
  • colar
  • Copiar e colar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!