Colaboração e arte ativismo na dança contemporânea

Páginas: 46 (11341 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2011
COLABORAÇÃO E ARTE ATIVISMO NA DANÇA CONTEMPORÂNEA

Autor: Pedro Vitor Guimarães Rodrigues Vieira
Mestrando do Programa Ciências da Arte –UFF/2011

Introdução

Falar sobre as iniciativas que os movimentos políticos e culturais do meio da dança têm promovido, com o intuito de criar espaços dialógicos que sejam uma alternativapara os refletir sobre os paradigmas da nossa contemporaneidade, é algo essencial. Através desta fala – desta pesquisa – é possível uma tentativa de compreensão a partir dos meios que a dança tem proporcionado para que a sociedade possa, inclusive, refletir sobre ela [sobre a dança e sobre a própria sociedade a partir de como a dança contemporânea se organiza e organiza seu discurso].
De acordo comLOVINK (2011), há que se ocupar os espaços com iniciativas que funcionem, de fato, como mediadoras dessa ausência de diálogo que há, entre os que produzem reflexões e obras de arte, e aqueles que viabilizam os meios e os espaços para que tais ações ocorram.
Há poucos espaços autônomos de arte e aqueles que existem tem os seus próprios aspectos rituais. O que os artistas devemfazer é intervir e criar Zonas Autônomas Temporárias. Isso é raro e se você, por acaso, viver alguma experiência como essa, sinta-se privilegiado, pois sé algo único. Todo o resto é formado por lutas entediantes no cotidiano sobre a negociação de um espaço dentro do sistema. (MESQUITA, 2011, p.8)

A dança contemporânea, a medida que se configura como mais uma das inúmeras categorias de dança enão mais uma forma de se pensar a dança, sistematiza métodos, movimentos e concepções coreográficas. Diria que estas características são o ônus do processo de institucionalização de algo que se propõe enquanto renovação de toda uma estética, que envolve práticas e construção de estruturas que a viabilizem. Neste sentido, ao passo que se preocupou mais com a possibilidade de entendimento do que adança contemporânea vinha construindo e não com a garantia de acesso a tais discursos, criou-se um abismo entre os produtores de tal arte e seus interlocutores. Este afastamento só fez com que artistas e obras de dança contemporânea se colocassem às margens do processo de [re]pensar a dança; isolaram-se ao lado da sombra do não entendimento dos processos, em detrimento do isolamento dos interlocutores,colocados no lado em que a sombra era a da ignorância do que se viinha produzindo e refletindo sobre este fazer artístico.

Assim, como um fazer artístico atual, no bojo destas discussões, o projeto Jogo Coreográfico, concebido e dirigido – até os dias de hoje – pela pesquisadora Lígia Tourinho[1], fora iniciado como uma ferramenta pedagógica, no âmbito da formação de bailarinos(criadores-intérpretes), para composição coreográfica. A partir de sua prática e experimentação, o Jogo Coreográfico como ferramenta pedagógica desdobrou-se no exercício cênico, através do qual os bailarinos em formação puderam pesquisar e discutir sobre as questões artísticas, estéticas, políticas – entre outras – do próprio fazer em dança..
Logo, de simples ferramenta pedagógica, ou um “joguinhode construir danças” – como costumava mencionar a autora do projeto –, caracterizou-se como performance, depois como espetáculo, como documentário e como residência coreográfica, onde muitas foram suas implicações. Todas com o mesmo cerne: utilizar a idéia de jogo e interatividade para construção de cenas coreográfica, sensibilizando, provocando e, por isso, envolvendo público e intérpretes nodecorrer da própria construção. O processo é inesgotável. A divisão da responsabilidade com o público acaba por aproximar, ainda mais, o fazer artístico e aquilo que este é capaz de produzir.
Assim, da pesquisa e elaboração do jogo coreográfico, que resultou em objeto de intervenção artística através da dança, aos desdobramentos que mobilizam diversas reflexões sobre este processo, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dança: Contemporanea
  • danca contemporanea
  • Dança contemporânea
  • Dança Contemporânea
  • dança contemporânea
  • Dança contemporanea
  • Dança Contemporanea
  • Dança Contemporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!