Col Gio SESI Paran

838 palavras 4 páginas
Colégio SESI Paraná

Cinética Química

Disciplina: Química
Professor: Fernando
Oficina: Leonardo da Vinci
Equipe: Catapulta

Quatro Barras 2014
Objetivo:
O principal objetivo das experiências realizadas era observar em qual experimento acontecia a velocidade mais rápida em uma reação quimica essas experiências foram realizada no dia 19/03/2015 a pedido do professor Fernando. Experiência 1º água Béquer
Bastão
Comprimido inteiro e um triturado (sonrisal)
Adicionar aproximadamente 20 ml de água nos dois béqueres, em um dos béqueres adicionarem o comprimido inteiro e no outro o triturado e observar qual reação ocorre mais rapidamente.
Resultado:
A experiência ocorreu mais rápida no béquer que continha o comprimido triturado, que onde a superfície de contato é menor, o tempo para a quebra das moléculas também é menor resultando no aumento da velocidade da reação.

Experiência 2º Dissolvendo Sonrisal

Béquer;

Proveta;

Comprimido efervescente;

Água quente;

Água gelada.

Colocou-se 20 ml de água aquecida em um béquer, em outro béquer colocou-se 20 ml de água gelada, adicionou um comprimido efervescente em cada béquer ao mesmo tempo. Observou-se o tempo de reação em cada condição.
Resultado:
Por meio deste experimento pode-se observar como a temperatura afeta a velocidade da reação. No béquer que continha água quente o comprimido efervescente se dissolveu mais rapidamente, devido ao aumento da energia cinética das moléculas. À proporção que as moléculas se movem mais rapidamente, elas se chocam mais frequentemente e também com energia mais alta, acarretando o aumento da velocidade.
Experiência 3º
Proveta;
Espátula;
3 ml de detergente líquido comum;
Água oxigenada 200 vol;
Iodeto de potássio

Colocou-se 15 mL de água oxigenada a 200 vol em uma proveta . Adicionou-se 3ml gotas de detergente e agitou-se até completa homogeneização. Em seguida, adicionou um pouco de

Relacionados