Col Gio Estadual Professor Jos Guimar Es

1389 palavras 6 páginas
Colégio Estadual Professor José Guimarães
Aluno: Otávio H. Carvalho Savian Nº: 29
Disciplina: CO - Comportamento Organizacional
Prof.ª: Edson 1º L ADM

Elaborar uma pesquisa sobre conflitos entre pessoas, abordar os seguintes temas:
Como surgem;
Motivos que levam ao conflito;
Como evitar conflitos;
Mediação de conflitos.

Acumulação de problemas: As desavenças fazem parte do dia-a-dia e muitas vezes resolvem-se por si próprias, mas quando as pessoas vão deixando acumular situações que as incomodam é provável que um dia venham a “explodir”.

Dependência dos outros: Há pessoas que são muito dependentes dos colegas para conseguirem realizar o seu trabalho. O facto de estarem constantemente a colocar questões, a querer atenção e a procurar aceitação, pode causar irritação por parte “das suas vítimas”.

Insucessos: Após um mau resultado ou algum projeto malsucedido dentro da equipa, é quase inevitável que surja uma troca de acusações. As pessoas tentam apontar responsabilidades a terceiros com vista a isentarem-se das suas próprias culpas, o que raramente traz bons resultados.

Interesses pessoais: Quando as pessoas põem os seus objetivos pessoais à frente dos objetivos da empresa, é natural que possam surgir muitas diferenças na forma de encarar as situações.

Falhas de comunicação: Os “mal-entendidos” e as dificuldades de comunicação são dos mais frequentes responsáveis para todo o tipo de conflitos. Da falta de comunicação para o “disse-que-disse”, passando pelo boato, todos são potenciais geradores de situações menos pacificas na esfera laboral.

Papéis mal definidos Quando numa empresa não está bem definido quem faz o quê e onde começam e acabam as responsabilidades de cada um, os conflitos acabam por surgir inevitavelmente.

A luta pelo “poder”:
Causa comum de confrontos no trabalho são as promoções de um colega da equipa ou o aparecimento de algum novo elemento que assuma uma posição destacada, e a “inveja” que

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • direitos humanos
    55829 palavras | 224 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas