Col Gio Estadual Castelo Branco Alunas

426 palavras 2 páginas
Colégio Estadual Castelo Branco Alunas: Beatriz de Camargo Kikuti e Monique Dayane Macedo dos Santos Série: 3 Turma: B Brasília A gestão de Juscelino Kubitschek, popularmente chamado de JK, em particular a construção da cidade de Brasília, não esteve a salvo de críticas dos setores oposicionistas. No Congresso Nacional, a oposição política ao governo de JK vinha da União Democrática Nacional (UDN).

A oposição ganhou maior força no momento em que as crescentes dificuldades financeiras e inflacionárias (decorrentes principalmente dos gastos com a construção de Brasília) fragilizaram o governo federal. A UDN fazia um tipo de oposição ao governo baseada na denúncia de escândalos de corrupção e uso indevido do dinheiro público. A construção de Brasília foi o principal alvo das críticas da oposição. No entanto, a ação de setores oposicionistas não prejudicou seriamente a estabilidade governamental na gestão de JK. Uma cidade no interior do país, sendo uma Capital Federal, estaria mais segura do que no litoral. Segura não só das invasões estrangeiras, mas também de revoltas e insurreições populares que acontecia constantemente no Rio de Janeiro.
No modelo urbano de Brasília, a principal ideia era ter um crescimento organizado, aspecto que na teoria, é muito bom. Dividir os recursos entre planejamento e as necessidades da população. Por ela ter sido planejada utópicamente, Brasilia se diferencia de outras capitais do Mundo, em que a sociabilidade entre as pessoas era o aspecto principal. Um ponto positivo, é a presença de extensas áreas verdes. Além disso, o ar tem um dos menores índices de

Relacionados

  • Maioridade penal
    72886 palavras | 292 páginas
  • Fundamentos De Fisica
    268833 palavras | 1076 páginas
  • S LVIO DE SALVO VENOSA Direito Civil Volume 4 Responsabilidade Civil 2013
    184315 palavras | 738 páginas