COL GIO DOM FELICIANO

656 palavras 3 páginas
COLÉGIO DOM FELICIANO

JANAINA DA SILVA LEMOS

QUESTÕES SOBRE O FILME
“E A VIDA CONTINUA”

Gravataí
2014

1) De que maneira a abertura do filme relaciona-se com o contexto restante do filme?
O inicio do filme aborda o desconhecido. Começando por uma doença que teria sido erradicada, porém havida matado muitas pessoas, passando para a AIDS uma doença totalmente desconhecida, que sem saber tornar-se-ia uma pandemia mundial.

2) Como o filme mostra o nascimento de um problema de pesquisa?
O problema de pesquisa nasce a partir de que os focos da doença eram inicialmente os homossexuais, partindo do preconceito existente na sociedade. O CDC precisava de apoio financeiro para dar procedência à pesquisa e encontrava dificuldades para conseguir tal.

3) Por que a formação de uma equipe multidisciplinar?
Como se tratava de uma doença desconhecida e estava afetando inicialmente a população homossexual, a causa, transmissão, e tudo que se relacionava com a doença era desconhecido, necessitando então de variados profissionais de diferentes áreas (DST, imunologia, sociologia, entre outros) para entenderem a complexidade da doença e assim partirem para a precaução e tratamento para tal.

4) “O que achamos e podemos provar”? O que a frase acima, extraída do filme, tem relação com a sua futura prática e exercício da enfermagem?
Dentro do campo atuante em enfermagem, partindo do ponto que estamos cuidando de vidas, não podemos apenas ficar na incerteza, mas sim partirmos para termos provas para comprovar. Não podemos apenas lidar com suposições, já que na área que pretendemos atuar erros geram perdas de vidas e suposições não condizem com a realidade que temos que mostrar para o paciente e seus familiares. 5) Como foi a discussão sobre o fechamento das saunas?
Considerando que a possível causa de transmissão era a relação sexual desprotegida, e as saunas eram consideradas para os homossexuais um local onde eles podiam relacionar-se com total

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Fichamento
    201443 palavras | 806 páginas
  • Comunicação em Prosa Moderna
    142095 palavras | 569 páginas