COL GIO CENECISTA D1

287 palavras 2 páginas
COLÉGIO CENECISTA DR. JULIO CESAR RIBEIRO NEVES

TRABALHO DE SOCIOLOGIA
INDÚSTRIA CULTURAL E CULTURA DE MASSA

CONCÓRDIA – 2015
PROF. MARCELO MARASCA

MANUELA CAVALLI VININOSKI

INTRODUÇÃO – CONCEITO E DEFINIÇÃO – CULTURA DE MASSA E INDÚSTRIA CULTURAL

“Os termos “cultura de massa” e “indústria cultural”, tecnicamente, representam a mesma coisa para a história. Cultura de massa, ou indústria cultural, é tudo aquilo que é produzido com objetivo de atingir a massa popular, e que são disseminados pelos veículos de comunicação de massa.
Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, dois filósofos alemães da Escola de Frankfurt, foram responsáveis pela criação do termo Indústria Cultural.” Produtos que se difundem na grande massa da população, de vendagem fácil e que visam simplesmente o acumulo de capital são idealizados pela indústria cultural.

INDÚSTRIA CULTURAL EM NOSSA CIDADE Inseriu-se fortemente em Concórdia o conceito de que tudo aquilo que é mais caro, mais cheio de adornos, e aquele que é proprietário do maior número de bens são melhores, enfatizando o capitalismo na grande massa – mesmo que essa precise fingir possuir algo ou comprar algo supérfluo e caro apenas pela aparência. Outra cultura que nos é forçada e amplamente divulgada é a cultura gauchesca, que se deve à grande proximidade de nossa cidade com o Rio Grande do Sul e a influência de gaúchos em nosso cotidiano.

VOCÊ SABE O QUE É INDÚSTRIA CULTURAL OU INDÚSTRIA DE MASSA? - Cultura difundida no e pelo povo, que é de conhecimento de todos e faz parte do dia-a-dia.

VOCÊ ACHA QUE FAZ BEM OU MAL PARA A SOCIEDADE? - Por vezes é negativa, dependendo do interesse de quem está por trás.

Fontes http://www.estudopratico.com.br/cultura-de-massa/ http://wwwmeublog2.blogspot.com.br/2011/04/o-que-e-industria-cultural.html

Relacionados

  • Fraldas Capricho
    74924 palavras | 300 páginas