Colóides

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Colégio Técnico Industrial – CTI UNESP


Trabalho de Química
Colóides e nanotecnologia

Por: Felipe Gimenes Baraldi Martins Ferreira – nº 08 – Turma 82A
Orientação: Prof.ª Sirlei



1. Defina dispersão coloidal.

Dispersão, na química, é qualquer disseminação de uma substância ao longo de todo o volume de outra substância.
As dispersões coloidais são misturas heterogêneas (aindaque possa parecer, às vezes, uma mistura homogênea). Coloquialmente, diz-se que as dispersões coloidais são dispersões intermediárias entre as soluções verdadeiras e os sistemas heterogêneos, em casos em que as partículas dispersas são maiores do que as moléculas, mas não suficientemente grandes para se depositar pela ação da gravidade.


2. Diferencie colóide, solução e suspensão.

Soluçõessão misturas homogêneas, em que o tamanho das partículas é menor que 1 nm (nanômetro). Enquanto colóide, são misturas heterogêneas em que o tamanho das partículas mede de 1 a 1.000 nm. Suspensão, também heterogênea, é quando o tamanho das partículas mede mais que 1.000 nm.
Além disso, na solução: sua natureza são átomos, íons ou moléculas. Não ocorre sedimentação, nem filtração, e as partículas nãosão visíveis.
No colóide: sua natureza são agregados de átomos, íons ou moléculas ou macroíons ou macromoléculas. Ocorre sedimentação se for submetido a uma ultracentrifugação. Pode ser filtrado com o uso de ultrafiltros. Suas partículas são visíveis quando olhadas num ultramicroscópio. A mistura aparenta-se como homogênea, apesar de não ser.
Nas suspensões: sua natureza é de agregados gigantesde átomos, íons ou moléculas. Pode sedimentar espontaneamente ou se submetido às centrífugas comuns, e pode ser filtrada com o uso de filtros comuns. São visíveis a microscópios comuns ou a olho nu.


3. Diga o estado do dispergente e do disperso e dê um exemplo:

a) Sol
É uma dispersão coloidal na qual o dispersante é o líquido e o disperso é o sólido, como por exemplo, um pouco de maizenacom água.

b) Gel
É uma dispersão coloidal na qual o dispersante é o sólido e o disperso é o líquido. Exemplos: gelatina pronta e geléia.

c) Espuma
Espuma sólida: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é o sólido e o disperso é gasoso, como por exemplo: pedras-pomes (aquelas que são utilizadas nos salões de beleza).
Espuma líquida: é a dispersão coloidal na qual o dispersante é olíquido e o disperso é gasoso. Exemplos: espuma de sabão e creme chantilly.

d) Emulsão
 É uma dispersão coloidal na qual o dispersante é o líquido e o disperso é o líquido. Por exemplo: cremes hidratantes a base de óleo e água. Sabe-se que água e óleo não interagem, por isso são utilizadas então substâncias que facilitam tal interação. São chamadas emulsificantes (que funcionam como um "sabão"unindo água e óleo).


4. Diferencie pectização e peptização.

Pectização: é a transformação da fase sol para a fase gel, retirando-se dispergente.
Peptização: é a transformação da fase gel para a fase sol, que ocorre pela adição de dispergente.
Uma é a operação inversa da outra.




5. O que são micelas?

Micela é uma estrutura globular formada por um agregado de moléculas emsuspensão, ou seja, compostos que possuem características polares e apolares simultaneamente, no seio de uma colóide.

6. Explique as propriedades:

a) Eletroforese
O fenômeno denominado eletroforese é definido como sendo a migração de espécies carregadas eletricamente, que ocorre quando as mesmas são dissolvidas ou suspensas em um eletrólito, através do qual uma corrente elétrica éaplicada. Esta técnica de separação foi desenvolvida pelo químico Arne Tiselius para o estudo de proteínas em soro e por este trabalho ele ganhou o prêmio Nobel em 1948.

b) Efeito Tyndall
Este efeito recebeu esse nome, em homenagem ao brilhante físico inglês, John Tyndall (1820 – 1893), que demonstrou por que o céu é azul, e estudou de forma muito completa os fenômenos de espalhamento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Colóides
  • Colóides
  • coloide
  • coloides
  • coloides
  • Colóides
  • coloides
  • COLÓIDES

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!