coiso

Páginas: 7 (1511 palavras) Publicado: 2 de janeiro de 2014
1- Mostra a importância que as cidades tinham no mundo romano.
A cultura romana estava ligada à cidade, não como um simples conjunto de edifícios, mas como uma associação destinada a satisfazer hábitos, necessidades e interesses comuns aos que nela habitavam. . Para além disso, os Romanos consideram as cidades como células ideais de administração, já que nelas se concentravam as instituiçõesgovernativas. Assim se entende que uma das primeiras tarefas, após a conquista, fosse a reorganização ou a criação de centros urbanos Deste modo, o Império Romano era um mundo de cidades dotadas de relativa autonomia, capazes de resolver localmente muitos dos seus problemas. E era sobre este espaço urbanizado que Roma estendia o seu domínio, impondo-se como modelo a seguir. Roma era a urbe* porexcelência, o centro de poder, o coração do Império.
2- Quais os poderes e as honras do primeiro imperador romano.
Quando Augusto estabeleceu o Principado mudou a autoridade suprema por uma série de poderes e cargos. Como Princeps Senatus, o Imperador declarava o começo e o fim de cada sessão do Senado, impunha a agenda deste, a regulamentação a seguir pelos senadores e reunia-se com os embaixadoresestrangeiros em nome do Senado.
Como Pontifex Maximus, o imperador era o sumo-sacerdote do Império Romano, correspondendo-lhe a presidência das cerimônias religiosas, a consagração dos templos, o controlo do calendário romano, a nomeação das virgens vestais e dos sacerdotes, e a interpretação dos dogmas da religião romana.
Embora estes poderes outorgassem ao imperador uma grande dignidade einfluência, na realidade não incluíam por si mesmos nenhuma autoridade legal. Em primeiro lugar, com a inclusão entre os seus cargos dos poderes de tribuno, sem necessidade de ostentar dito cargo. Isto deu ao imperador inviolabilidade e a capacidade de perdoar qualquer civil por qualquer tipo de ato criminal ou de qualquer outro tipo. Com os poderes de tribuno, o imperador podia também punir com amorte, qualquer pessoa que interferisse no desempenho dos seus deveres. Este 'tribunato imperial' permitia também manejar o senado segundo os seus desejos, propor leis, bem como vetar as suas decisões e as propostas de qualquer magistrado, incluindo otribuno da plebe. Também mediante este poder o imperador podia convocar as assembleias, exercendo como presidente das mesmas e podendo propor leisnestes foros. Contudo, todos estes poderes somente eram aplicáveis na cidade de Roma, pelo qual ainda precisava outros poderes para poder vetar os governadores e os cônsules nas províncias.
Para resolver este problema, Augusto tratou de que se outorgasse ao imperador o direito a ostentar dois tipos diferentes de imperium: o primeiro como cônsul, o que lhe dava o poder da maior das magistraturasdentro de Roma, e o segundo com o título de imperium maius, que lhe dava poderes fora de Roma, ou seja, como procônsul. Os cônsules e o imperador tinham portanto uma autoridade semelhante, podendo cada um deles vetar as propostas e atos dos outros. Contudo, fora de Roma, o imperador superava em poderes aos cônsules, podendo vetá-los sem estes poderem fazer o mesmo. O imperium maius dava ao imperadorautoridade sobre todos os governadores das províncias romanas, tornando-o a máxima autoridade nos assuntos provinciais, com o comando supremo de todas as legiões romanas.





EDUCAÇÃO NA GRÉCIA - 2.2 Educação Ateniense- Em Atenas a educação da criança até 7 anos restringe-se em casa, a cargo da família, muitas vezes aos cuidados de amas e escravos. Neste momento surge a figura do " pedagogo",designa-se na origem o condutor de crianças, por isso eram chamados de pedagogos os escravos encarregados de guiar as crianças à escola. A criança grega frequentava dois tipos diferentes de escolas: a escola de música e a escola de ginástica. Para os gregos, a educação física não é só destreza corporal mas vem acompanhada de uma preocupação moral e estética. Na educação musical, a música tem um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Coiso
  • coiso
  • coiso
  • COISO
  • coiso
  • Coiso
  • Coiso
  • coiso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!