cogumelo

Páginas: 10 (2414 palavras) Publicado: 25 de março de 2014









Cogumelos










Índice


Introdução
O que me motivou a realizar este trabalho foi especialmente o meu interesse em conseguir identificar quais os cogumelos que são ou não comestíveis. Frequentemente utilizo cogumelos na confeção de vários pratos nomeadamente: saladas, omeletes, pratos de carne etc., mas por vezes surgem-me dúvidas acerca da preservação,preparação, limpeza e confeção dos mesmos, com a realização deste trabalho irei desenvolver os pontos acima citados assim como outros que considero importantes para aprofundar o meu conhecimento acerca dos cogumelos.

Cogumelos
Cogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos. A frutificação é a estrutura de reprodução sexuada destes organismos, tendo uma variedade de formas e cores.Assim como as bactérias obtêm alimento decompondo a matéria orgânica do corpo de organismos mortos, alguns obtêm alimento de outros seres vivos, com os quais se associam. Os fungos podem ser decompositores, parasitas ou mutualísticos.
Os cogumelos são estruturas macroscópicas produzidas por alguns fungos durante a reprodução sexuada que têm uma função semelhante aos frutos, ou seja, aprodução, proteção e dispersão dos esporos.
Estas estruturas são bastante curiosas e misteriosas, porque surgem normalmente após grandes chuvadas e quando a temperatura é favorável, desaparecem rapidamente.
Para além disso, apresentam diferentes formas, tamanhos, cores, cheiros e texturas, que irão favorecer o processo de dispersão dos esporos.
Muitos cogumelos são comestíveis, sendo alguns delesgenerosamente cultivados com aplicação de cuidados específicos. Outros, no entanto, são tóxicos (venenosos) podendo em alguns casos levar à morte.





Como se alimentam?
Os cogumelos vistosos, com cheiros fortes e sabores apetitosos atraem os animais, que os comem e transportam os esporos no interior ou exterior do corpo, contribuindo assim para a sua reprodução. Os cogumelos menos exuberantes,com formas mais simples, adaptam-se melhor a uma dispersão pelo vento.







Como se identificam?
A identificação de cogumelos permite saber quais os fungos que os produziram e que estão presentes num determinado ecossistema. Cada espécie de fungo produz um cogumelo único e com características particulares. Além disso, conhecer os cogumelos permite tirar alguns proveitos e benefícios.Existem muitas espécies comestíveis ou com propriedades medicinais, mas contudo deve-se evitar ou manusear cuidadosamente os cogumelos venenosos ou tóxicos.
O processo de identificação é relativamente complicado e complexo, no início os cogumelos parecem todos iguais. No entanto, uma observação mais cuidadosa, rigorosa e pormenorizada, considerando algumas características mais sensoriais, (como ocheiro, o sabor e as ecológicas), permitem descobrir muitas diferenças e variações entre os cogumelos.
Contudo, na maior parte das vezes, os cogumelos de uma determinada espécie não apresentam rigorosamente todas as características como são descritos na maioria dos guias de identificação, pois como se encontram expostos a fatores ambientais, como a chuva, a temperatura e a ação dos animais,sofrem modificações constantes.
Ao longo do processo de maturação de um cogumelo, ou seja, desde que surge sob o substrato, tornando-se visível, até ao momento em que se encontra muito deteriorado, o cogumelo sofre alterações morfológicas - forma, cor e textura - que se podem confundir durante o processo de identificação.
Para identificar um cogumelo pela primeira vez, é essencial extraí-lointeiro, com muito cuidado, do substrato onde se encontra (solo, troncos, ramos, folhas), pois existem características diagnosticantes que se encontram enterradas.
Onde se encontram?
Os cogumelos aparecem em diversos ecossistemas quando o teor de humidade do solo e a temperatura são propícios. No entanto, a existência de cogumelos num determinado ecossistema significa que as espécies de fungos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cogumelos
  • cogumelos
  • cogumelos
  • Cogumelos
  • Cogumelos
  • cogumelos
  • Chá de Cogumelo
  • Cogumelos Funcionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!