Cognição e afetividade - implicações para e.infantil

1900 palavras 8 páginas
COGNIÇÃO E AFETIVIDADE - IMPLICAÇÕES PARA E.INFANTIL

COGNIÇÃO E AFETIVIDADE: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.

O que podemos atribuir como conceito das palavras cognição e afetividade?
COGNIÇÃO: Ato de adquirir conhecimento, razão, consciência, consciente...
AFETIVIDADE: Sentimentos, afetos, emoções.
São palavras que tem significados diferentes, mas que se relacionam quando o sujeito desta frase é o ser - humano, não é possível pensar em uma pessoa só como cognitiva ou só como afetividade, o ser – humano ele é razão e emoção, ele é racional e emocional. Não podemos separar o corpo da mente.

RAZÃO E EMOÇÃO SE RELACIONAM.

Podemos afirmar com toda certeza que razão e emoção não podem se separar, mas sabemos também que na pratica educacional isso é diferente, um exemplo claro disso é quando uma criança tem algum problema de aprendizado (cognição) na escola, os professores dizem; - isso é um problema emocional, ou seja, a escola que é uma fonte de cognitividade, não resolve problemas emocionais, quando na verdade a emoção e o aprendizado andam juntos.
Ora, se a criança não aprende é porque a separação de razão e emoção não faz parte do mundo da criança. A criança não é um ser dualista.
Fazem parte dessa histórica caminhada da separação filósofos como: Aristóteles que dizia, “os sentimentos residem no coração e o cérebro tem a missão de esfriar o coração e os sentimentos.” Então afirma que quem comanda o corpo é a razão.
Outro filósofo Kent, dizia que, “a razão é superior e as emoções e sentimentos são a enfermidade da alma.
E hoje acaba acontecendo isso, ou seja, o emocional, o problema emocional é tratado como o ruim, quando na verdade o emocional faz parte da nossa vida é algo que tem que aprender a fazer parte da nossa vida.
A escola hoje tem um modelo grego de ensino, aprendemos o português, a matemática, a ciência, a geografia, a história, mas o abstrato a afetividade não é observado, como podemos estudar a história, por exemplo, sem

Relacionados