Cognitiva

Páginas: 2 (402 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
LEITURA COMPLEMENTAR
[Situação cognitiva]
Alguém sabe alguma coisa: é sob esta forma condensada que se apresenta toda a situação cognitiva. Antes de nos dobrarmos sobre as modalidades destarelação e sobre as suas diversas expressões, vamos esforçar-nos por explicitar o que se entende e subentende por esta afirmação.
Para que haja situação cognitiva, é preciso que a relação seja completa, istoé, que haja alguém que saiba alguma coisa. Por outras palavras, toda a situação cognitiva implica a existência de um sujeito cognoscente e de um objeto conhe¬cido, unidos por uma relação cognitiva quese exprime sob a forma de um sa¬ber. Todo o saber implica a existência de um sujeito cognoscente e de um obje¬to conhecido em virtude de que, para lá das palavras — ou outros elementos cognitivos —que compõem esse saber, há um sujeito que conhece, isto é, que domina as palavras, e um objeto conhecido, a que as palavras se aplicam. So¬mos assim levados a afirmar que não pode haver saber fora dasituação cogniti¬va, não pode haver saber em si.
Afirmar que não há saber sem sujeito cognoscente significa que todo o saber é um ato, uma atividade, e não uma essência. O saber não subsiste a títulode entidade independente, só por contaminação é que se fala do saber contido nos livros. Essencialmente, o saber é uma certa relação do homem ao seu mundo, uma certa aptidão e atitude do homemrelativamente ao que existe: do ponto de vista do homem, sujeito cognoscente, o saber consiste essencialmente na atividade cognitiva. É sobre o homem considerado como sujeito cognoscente que aqui se põe todaa insistência, na medida em que se considera que a situa¬ção cognitiva, com o que ela implica de verbalidade, de possibilidade autôno¬ma de progresso, de espontaneidade, de troca, é uma situaçãoespecificamente humana, pelo menos no estado atual do saber. Outras situações, como o saber dos animais, ou o dos ordenadores, só se dizem cognitivas por analogia. (...)
SCHLAMGER, Jacques. in AMADO,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é economia cognitiva?
  • terapia cognitiva
  • Teoria cognitiva
  • teoria cognitiva
  • DISSONANCIA COGNITIVA
  • Ciencia cognitiva
  • Psicologia cognitiva
  • Engenharia cognitiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!