Cogeração de energia

Páginas: 10 (2445 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
CARLOS ALEXANDRE SILVEIRA
EDER CAVALINI DA SILVA
FÁBIO ARRIAS
FELIPE ANDRÉ LOPES FARIA SOMAIO
JOSÉ ROBERTO TRINDADE














COGERAÇÃO DE ENERGIA

















MARINGÁ-PR
Julho - 2010
1 RESíDUOS DE MADEIRA
1.1 Classificação dos diversos tipos de resíduos de madeira.
A grande maioria dos combustíveis, excetuando os nucleares,depende do efeito térmico resultante da combustão do carbono e hidrogênio que neles contém. Na ausência da umidade, carvão mineral, carvão vegetal óleo ou gás natural se constituem em quase exclusivamente de carbono (85-87%) e hidrogênio (11-13%). A presença de oxigênio no lignito, turfa e madeira oferece a desvantagem de diminuir seu valor como combustível.
A biomassa florestal, é opotencial mais promissor no momento, por ser fonte alternativa e  renovável de energia estando disponível localmente. O resíduo constitui um problema ambiental a ser adequadamente solucionado. A sua utilização para co-geração de energia (elétrica e térmica) é conveniente e necessária para o segmento das serrarias e para a sociedade em geral, contribui para a diminuição da concentração do CO2 naatmosfera, se baseada em um sistema de produção florestal sustentada, gerará muitos empregos locais e regionais, entre outros.
Ao se desdobrar uma tora de madeira, a geração de resíduos é inevitável, sendo que o volume e tipos de pedaços e/ou fragmentos gerados, são dependentes de vários fatores. Como exemplo destes fatores, destacam-se o diâmetro das toras e o uso final das peças serradas.Considerando uma tora cilíndrica, e desejando-se retirar apenas um bloco central, o rendimento corresponderia a 63,66% apenas. De modo geral, os resíduos gerados em uma cadeia produtiva de serrados constituem-se de 7 % de casca, 10 % de serragem e 28 % de pedaços, isto sem considerar as perdas na extração da madeira. Desta forma pode-se imaginar a quantidade de resíduos que estão disponibilizadospara este sistema, isso sem contar as sobras do processo de produção, que são de um volume bastante considerável.
1.2 Quantificação da disponibilidade de resíduos.
Foi necessário medir o quanto pesa o cavaco, sendo assim foi pega uma amostra de 1 metro cúbico de cavaco, e executado a pesagem na balança da própria empresa, este procedimento foi executado três vezes, os pesos seequipararam, e a média foi de 337,5 kg/m3, com este procedimento ficou mais fácil executar as medições posteriores.


3. Determinação das propriedades energéticas dos resíduos de madeira.


De umidade,granulometria,densidade,teor de cinzas e poder calorífico).
Outra característica importante de um combustível, especialmente no caso da madeira é o teor deumidade.
O teor de umidade da madeira torna-se importante por duas razões básicas. A primeira é que ele varia dentro de faixa ampla de valores em função de espécies, clima, armazenamento, etc., tornando o controle do processo de combustão mais difícil. A segunda razão é que a água tem um poder calorífico negativo, isto é, necessita de calor para evaporá-la.
Na média, madeira recémcortada apresenta teor de umidade variando entre 45 e 50%. Madeira cortada e seca ao ar por 6 meses ou 1 ano abrigada das intempéries apresenta teor de umidade variando entre 15 e 25%.
A densidade da madeira é também um fator importante a ser analisado. De um modo geral, a densidade de madeira está correlacionada com seu valor combustível.
Quando a madeira é usadapara a geração de calor, como qualquer outro
combustível ela tem que passar pelo processo de combustão, o qual inclue tanto reações físicas como reações químicas apresentando características próprias.
Quando a madeira esta se queimando, ela se transforma em calor, produtos químicos e gases. A combustão completa produz vapor d'água e CO2 juntamente com calor e cinzas não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cogeração de Energia
  • Cogeração de Energia
  • cogeração de energia
  • Cogeração de Energia
  • Cogeração de Energia
  • Cogeração de Energia
  • Trabalho de Cogeração de Energia
  • Gás Natural e Cogeração de Energia 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!